3ª Feira Interativa de Zines e Afins trará para Bauru produções de vários estados e da América Latina
Artistas e coletivos estarão no dia 27 de abril, dentro da programação do IV FELELI, expondo suas publicações independentes no Centro Cultural Municipal de Bauru
Entre os dias 22 de abril e 1º de maio de 2019, Bauru receberá o IV FELELI – Festival de Leitura e Literatura, com apresentações de espetáculos cênicos adaptados de obras literárias, feira de publicações independentes, espetáculos com narração de histórias, intervenções cênicas, literatura de cordel, sarau, dança e música em intermídia com literatura, espaço para leitura itinerante, percorrendo dez bairros de Bauru em um total de 40 atividades artístico culturais.
O FELELI, em sua 4ª edição, foi contemplado pelo Programa de Ação Cultural (ProAC/SP) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa – Governo do Estado de São Paulo, no Edital Festivais de Arte II, com realização da Giralua Companhia de Artes e produção executiva da Arte&Efeito Produções, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura – Prefeitura Municipal de Bauru.
Dentro do festival, será realizada a 3ª Feira Interativa de Zines e Afins (FIZ), no dia 27 de abril de 2019, no Centro Cultural “Carlos Fernandes de Paiva”, com uma feira de exposição, troca, venda e consumo de produções gráficas e publicações independentes, tais como zines, livros e livretos, postais, pôsteres (lambe-lambe), gravuras, quadrinhos e toda uma abrangência de impressos literários com as características de pequena tiragem, alto valor artístico e conceito artesanal.
Muitos zines e programação cultural pulsante
Estarão reunidos no Centro Cultura de Bauru, 32 artistas do Brasil e da América Latina, que irão expor trabalhos originais e autorais como zines, livros, quadrinhos e outras artes gráficas na FIZ, das 13h30 às 20h.
No dia 27 de abril, além da FIZ – Feira Interativa de Zines e Afins a programação do festival contemplará diversas atividades.
A Oficina de Zines será realizada das 9h às 13h, coordenada por Ingrid Martins, criadora do Selo Inmart e autora dos zines “Poesia” e “Vertical”. Nesta atividade, Ingrid buscará fomentar a criação de zines para auto divulgação, sem necessidade de muitos gastos ou depender de investimentos de empresas ou editoras para viabilizar o trabalho.
Às 15h, a artista performer Clara de Clara, de Sorocaba, apresentará a dança-performance Corpo Declara, que busca os encontros e desencontros entre a oralidade e a escrita. Às 16h, Fabiana Castro, brasileira radicada em Buenos Aires, Argentina, apresenta o espetáculo Manual de Instruções, que transita da literatura para a dança, tomando o livro “Histórias de Cronópios e de Fama”, de Julio Cortázar, como inspiração.
Já no período da noite, estarão reservadas grandes atrações da 3ª FIZ. Às 19h, será realizado um encontro com a escritora Alice Ruiz, mediado por Tatiana Fraga, da Terra de Leitura. Neste encontro, Alice Ruiz abordará a fronteira entre a poesia e a composição autoral, além de falar de suas produções literárias através do compartilhar da leitura de sua obra.
Alice Ruiz é poetisa, tradutora, haicaísta, letrista e publicitária. Começou a escrever contos aos 9 anos de idade e versos, aos 16. Publicou seu primeiro livro, Navalhanaliga, em 1980, que recebeu o prêmio de melhor obra publicada no Paraná. Conquistou também o prêmio Jabuti de 1989 por Vice-versos (editora Brasiliense). Como letrista, possui parceiras com Itamar Assumpção, Arnaldo Antunes, José Miguel Wisnik, Alzira E, entre outros.
Fechando a noite do sábado, o público se deleitará com o show de Alzira E, às 20h, que apresentará um repertório musical autoral. Parceira de Alice Ruiz em muitas canções, acompanhada de seu violão, Alzira nos apresenta músicas dessa parceria, lançadas em 2005 no disco PARALELAS, assim como outras inéditas. Alzira E sempre caminhou ao lado de poetas, nas parcerias com Itamar Assumpção (desde os anos 88) e com o poeta Arruda (2007). Musicou o poema de Cora Coralina, Rio Vermelho (2001). Consta em sua discografia 13 discos lançados em sua maioria autoral. O repertório também incluirá canções dessa sua trajetória de muita música e poesia.
Artistas e coletivos presentes na 3ª FIZ
+UM Coletivo – São Paulo – SP
André Turtelli Poles – Bauru – SP
Editora Bandeirola – São Paulo – SP
Vivi Melancia – Sorocaba – SP
Daniel Barbosa -São Paulo – SP
Carlos Rogério – Odé Amorim – Santo André – SP
Coletivo Pomar – Bauru- SP
ITEM72ForCollectors – São Paulo – SP
La Cruz – Belo Horizonte – MG
Vinicius Posteraro – Bauru – SP
William A – Andaraí – BA
Renato Silva Gonçalves – São Paulo – SP
Mariana Streicher – Agudos – SP
Míriam Laís Oliveira – Bauru – SP
Revista Sobrevida – Igaraçu do Tietê – SP
Júnior de Sá -Bauru – SP
Jocosa Aguiar Pereira – Belo Horizonte – MG
Marcella Gaioto – Cuiabá – MS
Carolina Bataier – Bauru – SP
Caneca HQ – Bauru- SP
Grupo Qüeio – Campinas – SP
Fernanda Diniz – Bauru – SP
Baga Defente – Botucatu – SP
Amanda Giacomini – Bauru – SP
Ana Luisa Stok – Buenos Aires – ARG
El Verbo – Buenos Aires – ARG
Muma Mundo – Buenos Aires – ARG
Cuestión – Buenos Aires – ARG
El deseo presenta – Buenos Aires – ARG
Ceci Fernandez – Buenos Aires – ARG
Natas Cuadernetas – Buenos Aires – ARG
Arquitectura y fantasía – Buenos Aires – ARG
Serviço: IV FELELI – Festival de Leitura e Literatura e 3ª FIZ – Feira Interativa de Zines e Afins
Data: 22/4 a 1/5 de 2019, em dez bairros de Bauru
Informações: (14) 98103-6389 (WhatsApp) / https://www.facebook.com/GiraluadeArtes/ / https://www.facebook.com/FestivaldeLeituraeLiteratura/ / instagram.com/feleli.bauru
Realização: Giralua Companhia de Artes e Arte&Efeito
Apoio: Prefeitura Municipal de Bauru – Secretaria Municipal da Cultura
Projeto contemplado através do edital Festivais de Arte do Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (ProAC)