A importância do SEO na Assessoria de Imprensa
A internet se tornou uma ferramenta eficaz e necessária na assessoria de imprensa. Adaptar-se ao meio digital, estabelecer novas estratégicas com enfoque no contexto “online”, e compreender como funciona o ambiente comercial, designaram os novos rumos de trabalhos em assessoria.
Para desenvolver um bom job e colocar em prática de forma eficaz o planejamento elaborado para o cliente, alguns pontos são necessários, por exemplo, monitoramento de visibilidade, público de interesse e ferramentas que contribuem para alcançar o principal objetivo: elevar o nome da marca/cliente na internet.
Uma das estratégias mais utilizadas e assertivas é o SEO (Search Engine Optimization). A ferramenta de otimização de sites é utilizada para realizar estratégias que permitem que um site melhore seu posicionamento nos resultados orgânicos do Google e Bing. O SEO deve ser inserido dentro do site pelo desenvolvedor ou administrador em sua elaboração.
A otimização está associada às palavras-chave utilizadas no SEO. A relevância da palavra utilizada contribui para a ferramenta no posicionamento do site entre os primeiros resultados de busca e, consequentemente, aumentando os acessos no site. Desta forma, é importante identificar quais palavras possuem relevância significativa para auxiliaram na busca orgânica.
SEO na Assessoria de Imprensa
Existem diversas técnicas para utilizar o SEO, principalmente na delimitação das palavras-chave para restringir ao público-alvo do conteúdo proposto. Na assessoria de imprensa, a ferramenta contribui para divulgação de releases nos sites de clientes, clipping e maior abrangência de público.
O SEO, utilizado de forma correta, consegue trazer bons resultados para o trabalho do assessor, além de fortalecer o release entre as buscas nos sites de pesquisas. É importante ressaltar que o SEO não funciona como um post patrocinado, mas auxilia no posicionamento de resultados orgânicos através das palavras-chave.
Como identificar quais são as melhores palavras-chave?
Ao escrever o seu texto, é importante identificar o principal assunto que será abordado. Pense como se a palavra fosse uma retranca. A partir disso, tenha em mente os termos que o público de interesse poderá pesquisar para encontrar informações sobre o assunto. São essas as palavras-chave.
As palavras precisam surgir ao longo do texto, inclusive no título. É uma maneira de explorar e aumentar as chances do engajamento, porém, utilize de forma não repetitiva. Outra dica importante é pesquisar se as palavras escolhidas possuem um grande número de buscas e pouca competitividade (vários conteúdos sobre o mesmo assunto com as palavras-chave).
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Artigo escrito por Renan Watanabe – Jornalista (MTB: 82.179/SP) – Ingrediente Comunicação