Por que o assessor de imprensa deve monitorar as redes sociais do cliente?
As redes sociais se tornaram ferramentas fundamentais de trabalho na assessoria de imprensa. Hoje em dia, a internet é uma vitrine determinante para que o consumidor escolha o que realmente deseja consumir, seja produtos, serviços, etc. Apostar no gerenciamento de redes sociais, principalmente para pequenas empresas, torna-se uma forma de autopromoção essencial para o fortalecimento da marca.
Sites e mídias empresariais necessitam de cuidados específicos em relação aos elementos visuais e textuais. É importante que a aparência da organização nos meios digitais permaneça bem elaborada. Desta forma, o cliente poderá adquirir confiança no que está sendo visto. Além disso, os conteúdos publicados necessitam despertar o interesse dos stakeholders.
O público na web está cada vez mais exigente. Os comentários e avaliações dos perfis sobre os serviços garantem a boa ou má reputação da marca. A interatividade com o público de interesse demonstra que a empresa se preocupa com as opiniões, dúvidas, elogios ou sugestões dos seus clientes. Muitas vezes, esta é uma forma eficaz de feedback.
Trabalhar com as estratégias do marketing digital não é uma tarefa fácil. São necessárias avaliações sobre o perfil do assessorado e o público-alvo. É comum encontrarmos publicações em páginas comerciais com diversos erros de divulgação, como a falta de estética visual (artes), periodicidade de conteúdo, proximidade com o cliente, entre outras situações que prejudicam o engajamento e assertividade de qualquer negócio.
Gerenciamento de redes sociais
Ao contratar uma assessoria para o gerenciamento da comunicação virtual de determina empresa, o assessor torna-se responsável por criar estratégias e ações que visam ampliar e fortificar o posicionamento e referência do assessorado nas redes sociais. O ideal é o que o profissional realize mensalmente uma análise de assertividade de cada cliente nas redes: Facebook, Instagram, Twitter ou qualquer outra ferramenta.
É possível visualizar detalhadamente como está o engajamento das publicações e o tipo de público de interação, além dos horários ideais para postagens, dias da semana, localização e visibilidade. Veja alguns exemplos destas informações no Facebook e Instagram:
(Dados coletados no Instagram)
(Dados coletados no Facebook)
Identificando estas informações, cabe ao assessor sistematizar a produção de conteúdo de acordo com o melhor engajamento previsto para o cliente. É notório que o gerenciamento de redes sociais se tornou uma das principais áreas de atuação na assessoria de imprensa.
Você, assessor de imprensa ou estudante de comunicação, gostou do artigo? Deixe o seu comentário abaixo.
Artigo escrito por Renan Watanabe – Jornalista (MTB: 82.179/SP) – Ingrediente Comunicação