Planejamento de comunicação semanal: A importância da organização na assessoria de imprensa
A rotina em uma assessoria de imprensa é imprevisível. Os trabalhos, conhecidos também como Jobs, surgem de acordo com as demandas prévias solicitadas por todos os clientes e descritas no planejamento estratégico, seja com ações internas ou externas. Hoje em dia, o assessor atua em múltiplas plataformas: redes sociais, sites, produção e gravação de vídeos, relacionamento com a imprensa/releases, entre outros.
Geralmente, a reunião de pauta é o momento ideal para organizar e sintetizar o fluxo de trabalho, pautando tudo o que será desenvolvido no prazo estipulado. Neste contexto, insere-se o planejamento de comunicação semanal. Trata-se da organização de uma espécie de “guia” que facilitará a visualização de todos os Jobs.
Desta forma, será possível identificar, por exemplo, o que ficou pendente na semana anterior, além de incluir novos conteúdos. Podemos considerar que é praticamente impossível manter uma rotina produtiva na assessoria de imprensa sem este tipo de organização, pois com o número crescente de trabalhos, é possível que algo seja esquecido no decorrer do processo de produção. E, isso acaba prejudicando a imagem do profissional.
O que deve ser incluso no planejamento de comunicação semanal?
O deadline (prazo limite) é o principal aspecto que necessita de atenção ao ser citado. Verifique a prioridade das demandas e o tempo necessário para produção. Faça a divisão de cada cliente e quais serão as ações semanais previstas, incluindo suas categorias: artes, releases, vídeos, entrevistas, etc.
É importante destacar que as reuniões com o assessorado são fundamentais neste processo, pois estabelece uma proximidade do assessor com o cliente e, consequentemente, as discussões sobre as necessidades de Jobs para a semana ou mês.
Você, assessor de imprensa ou estudante de comunicação, gostou do artigo? Deixe o seu comentário abaixo.
Artigo escrito por Renan Watanabe – Jornalista (MTB: 82.179/SP) – Ingrediente Comunicação
Has one comment to “Planejamento de comunicação semanal: A importância da organização na assessoria de imprensa”
Muito prático!
Linguagem fácil.
Amei!