Por que a avaliação de público é o caminho ideal para elaborar estratégias assertivas?
O assessor de imprensa é o profissional responsável por atuar no fortalecimento da marca de um cliente, seja na internet ou no relacionamento entre o público interno e externo, conhecidos especificamente na comunicação empresarial como stakeholders, ou seja, o público de interesse.
O processo de identificação deste nicho de mercado e as estratégias necessárias para atingi-los envolvem um bom planejamento e apuração. Para cada tipo de ferramenta ou área de atuação, é preciso identificar o envolvimento do consumidor com os serviços oferecidos por determinada empresa. Neste caso, o assessorado.
A elaboração do planejamento estratégico deve ocorrer, posteriormente, às avaliações de público. O assessor necessita identificar qual o segmento de mercado e como a comunicação pode ser utilizada de maneira assertiva para o seu cliente. Desta forma, além de minimizar os riscos de erros, é possível evitar, em casos extremos, uma crise.
Avaliações de público
Existem várias formas de avaliar qual o tipo do público de interesse. A produção de conteúdo se torna mais fácil quando é possível compreender o que os stakeholders desejam.
Redes sociais: Facebook e Instagram exibem gráficos com dados de gênero, localização, idade e acesso ao perfil, facilitando identificar quem são os seguidores;
Pesquisas de opinião: Geralmente, realizar pesquisas sobre os serviços prestados trazem à tona os erros e acertos da empresa;
“Boca a boca”: Ouvir as impressões dos clientes e fornecedores são tarefas fundamentais para obter uma visão da imagem organizacional. Além do público externo, é válido absorver o que o público interno diz.
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Artigo escrito por Renan Watanabe – Jornalista (MTB: 82.179/SP) – Ingrediente Comunicação