Assessoria de imprensa ou agência de publicidade: Quais são as diferenças?

Quando uma empresa ou organização percebe a necessidade de investir em comunicação, é possível que algumas informações não estejam tão claras sobre como cada trabalho é desenvolvido, além das diferenças entre assessoria de imprensa e uma agência de publicidade. Pensando no contexto da comunicação social aplicada às funções em agências, destacam-se os profissionais com habilitação em Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Marketing.

A assessoria de imprensa é uma área de atuação que visa a comunicação interna e externa de uma empresa ou de forma individualizada, tendo como foco o fortalecimento da marca no mercado, relacionamento com a imprensa, gerenciamento de redes sociais, gestão de criseprodução de conteúdo para múltiplas plataformas e eventos institucionais. Diante do crescimento significativo da internet, muitos profissionais já atuam com o marketing digital aplicado à assessoria, com estratégias específicas de acordo com a necessidade e especificidade de cada cliente.

Já a agência de publicidade, também conhecida como agência de propaganda, é uma empresa responsável por criar estratégias, planejamentos, campanhas publicitárias e divulgação, principalmente com o intuito de vender determinado produto ou serviço. Neste caso, aplica-se o real sentido do ditado: “A propaganda é a alma do negócio”. A criatividade é a palavra-chave para isso. Geralmente, a divulgação acontece por meio de mídia online (internet) e off-line (TV (comercial), rádio (jingles), revista (propaganda), outdoors e panfletos).

Qual a melhor maneira para se promover e divulgar uma empresa?

É necessário destacar dois pontos: O cliente precisa de ações em comunicação que buscam melhorar sua relação com os stakeholders? O cliente deseja vender produtos de forma imediata com ampla divulgação? No primeiro caso, a necessidade do cliente se aplica aos trabalhos realizados por uma assessoria de imprensa. Na segunda situação, a agência de publicidade é o caminho ideal.

Mesmo com o marketing digital inserido na assessoria de imprensa, as estratégias de marketing elaboradas com ênfase publicitária são destinadas ao processo de compra e venda. Para isso, o cliente precisa contratar uma agência de publicidade e pagar pelo espaço (anúncio em revistas, comercial na TV, propaganda em rádio, etc), geralmente, com custos elevados. Lembrando que em algumas áreas, como a da saúde, não é permitido propaganda explícita com o intuito de vender o serviço.

A assessoria, por exemplo, irá trabalhar com ações que fortaleçam a marca, evidenciado os serviços do assessorado, mas de maneira que haja mídia espontânea, ou seja, sem os custos para que a empresa consiga espaço nos veículos de comunicação, por exemplo, com entrevistas jornalísticas realizadas com o porta-voz. O cliente pagará apenas pelo serviço prestado na assessoria de imprensa (comunicação interna e externa).

De uma forma geral, é preciso que cada profissional entenda as necessidades do cliente de acordo com suas especializações e capacidade para desenvolver o serviço oferecido: uma assessoria de imprensa é capaz de trabalhar com jobs que não cabem a agência de publicidade, ou vice-versa, mesmo que em algumas situações as duas áreas estejam relacionadas.

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Artigo escrito por Renan Watanabe – Jornalista (MTB: 82.179/SP) – Ingrediente Comunicação

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