Coletiva de imprensa: Estratégia assertiva na comunicação externa

A coletiva de imprensa é um evento midiático onde a assessoria de imprensa convida alguns veículos de comunicação para uma espécie de reunião, onde são realizadas perguntas, anúncios, entrevistas, entre outras ações. Geralmente, essa estratégia que faz parte da comunicação externa é indicada em casos de gerenciamento de crise, decisões importantes ou divulgação de grandes serviços que possam despertar interesse público.

Para executar com assertividade uma coletiva, o assessor necessita de um amplo networking, além de capacitar o porta-voz da empresa/organização com as técnicas de media training. Desta forma, é possível minimizar os riscos de respostas incorretas ou não objetivas, que prejudicam a imagem da marca, principalmente em casos de gestão de crise, onde o evento se torna uma chance de esclarecer fatos, aplicar posicionamentos coerentes e, em alguns casos, recuperar a credibilidade no mercado.

O planejamento é algo essencial ao idealizar uma coletiva de imprensa. A preparação prévia exige muito cuidado e atenção para que tudo ocorra da melhor forma possível, como a confirmação de local, horário, presença de jornalistas, coffee break e produção visual (vídeos institucionais, flyers, banners, etc). Se tratando de figuras públicas, a segurança é fundamental para evitar problemas.

Como convidar a imprensa para o evento?

Depois que o evento estiver realmente estruturado, chegou a hora de enviar os convites à imprensa. Normalmente, o ponto de partida para isso é através do envio de releases. O assessor precisa elaborar um texto explicativo e assertivo sobre o assunto que será abordado durante a coletiva. Outro fator imprescindível é a segmentação do mailing. Não é indicado disparar o convite para todos os veículos locais. Perceba se o tema se encaixa nas editorias que são abordadas por determinada mídia.

Antes da data, realize o follow-up para confirmar a presença dos convidados. Com a praticidade dos aplicativos de trocas de mensagens, como o WhatsApp, é possível efetuar de forma rápida este contato. Não se esqueça de disponibilizar água para os profissionais e, caso seja possível, wi-fi para a transmissão online do evento. Além disso, após a coletiva, reserve um momento individual para que cada jornalista faça duas ou no máximo três perguntas ao entrevistado.

Você, assessor de imprensa ou estudante de comunicação, gostou do artigo? Deixe o seu comentário abaixo.

Artigo escrito por Renan Watanabe – Jornalista (MTB: 82.179/SP) – Ingrediente Comunicação

 

Deixe o seu comentário

*Seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.