Jornalista ou web writer?
Como adaptar o conteúdo para a internet
O grande desafio dos jornalistas atualmente é adaptar o seu texto jornalístico para um conteúdo que atraia os leitores web, que possuem um comportamento de rápida visualização, busca por informações bem sucintas e que possam responder às suas perguntas e atender os seus desejos.
É necessário que o jornalista que ingressa no mundo digital tenha em mente que todo o conteúdo produzido, seja texto, áudio ou vídeo, precisa levar a uma ação, a chamada conversão.
Além de informação, quem está navegando pelas redes sociais ou pesquisando no Google está também está em busca de resolver algum problema ou algo que o aflige. É nesta necessidade que o jornalista produtor de conteúdo web precisa ficar atento no seu texto, trazendo respostas que direcionem o internauta a uma ação, seja de compra ou de interesse em mais informações.
Não há nada de errado com a escrita jornalística tradicional, produzida para os veículos de imprensa. Só é preciso que os produtores de conteúdo online, principal meio de trabalho em comunicação, entendam que no meio digital eles serão web writer, onde terão que saber sobre SEO, métricas de redes sociais, persona, chamar para a ação, headlines, atributo de imagens, hiperlinks e empreendedorismo.
Adaptabilidade, maleabilidade e constante aprimoramento são necessários para os jornalistas que saem das universidades para o mercado de trabalho.
Thiago Brandão, jornalista e diretor da Ingrediente Comunicação