Storytelling para gerar conversão na internet

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Todos nós somos feitos de histórias. A nossa vida é um conjunto de várias narrações, fatos e passagens que agrupadas, formam o que somos, a nossa personalidade, o nosso comportamento e molda a maneira como enxergamos o mundo.

Quando nos sentamos em frente a um bom contador de histórias, com certeza todos que estarão ao seu lado ficarão ali, parados, ouvindo atentamente cada palavra da narrativa, na expectativa do desfecho, seja feliz ou triste.

Esta mesma atenção e emoção que as boas histórias causam nas pessoas, podem ser contadas na internet. Não estou falando de um romance ou de um texto literário aprofundado. Trago aqui para discutirmos o storytelling, que é a arte de escrever histórias reais, humanas e verdadeiras com o objetivo de gerar um marketing positivo às empresas.

Recentemente, uma grande marca de cerveja contou a história da jogadora de futebol, Marta. A propaganda, com forte apelo emocional, arrebata pela trajetória da futebolista que saiu da pobreza, de Alagoas, para ganhar o mundo e uma legião de fãs do seu futebol.

Os sites e blogs podem e devem usar o storytelling para contar histórias. Pode ser um relato de cliente, de um parceiro, de um fornecedor, de um colaborador ou do CEO. O importante que o texto precisa de dramaticidade, uma linguagem adequada ao meio internet, um estilo de escrita que prenda o leitor e que leve ao clímax. Lembrando que o final nem sempre precisa ser feliz.

Como a internet aceita vários tipos de mídia, não é necessário publicar um texto no seu site ou blog. Pode ser um vídeo, um podcast, uma foto legenda, uma ilustração, uma história em quadrinhos, enfim, as possibilidades não inúmeras. O que não pode faltar é uma boa personagem e um bom enredo que seja capaz de gerar empatia e identificação com quem esteja sendo impactado pela sua história.

Se o objetivo for gerar uma conversão dentro do seu site, uma boa tática ao usar o storytelling é trazer relatos de clientes e fornecedores que, de alguma forma, possuem um relato envolvente com a sua empresa, que traga, por exemplo, a solução de um problema pessoal ou corporativo por meio dos seus produtos e serviços.

Uma boa dica de leitura para saber mais sobre storytelling é o livro de Paulo Maccedo, “A arte de escrever para web”, que entre tantos assuntos muito pertinentes para escritores de internet aprimorarem a sua redação, traz um capítulo dedicado à técnica de contar boas histórias.

 

 

 

Thiago Brandão, jornalista e diretor da Ingrediente Comunicação.

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