O relacionamento com a imprensa tradicional ainda é válido?

O relacionamento com a imprensa tradicional ainda é uma estratégia assertiva? Esse é um questionamento que permanece em pauta entre os assessores de imprensa. A resposta é: Sim. O crescimento significativo das redes sociais direcionaram os trabalhos em assessoria para um novo meio, conhecido como “assessoria digital”, ou seja, a internet como ferramenta de atuação e inserção de clientes no ambiente web. Diante desta facilidade, é possível que alguns profissionais se esqueçam ou não queiram utilizar estratégias de relacionamento com a imprensa que ainda são essenciais nos dias de hoje.

A possibilidade de gravar/lives e publicar vídeos nas mídias sociais fragmentaram a necessidade de inserir o cliente nos veículos de comunicação televisivos com entrevistas jornalísticas. Mas, mesmo com a grande massa que utiliza a internet, existem pessoas que não fazem parte deste grupo. O jornalismo, através das entrevistas, possibilita que haja credibilidade profissional com as fontes consultadas. Isso significa que ao pautar um assunto na imprensa sobre o seu cliente, como mídia espontânea, principalmente na TV, a visibilidade e confiança na área em que ele atua será ainda maior.

O rádio também é outro veículo que se mantêm ativo na era digital, mesmo com os podcasts. O rádio jornal, assim como o telejornal, permanece com um grande número de espectadores. Segundo dados divulgados pelo IBOPE Media em 2018 por meio de uma pesquisa sobre o consumo de rádio no Brasil, cerca de 91% dos brasileiros ouvem rádio. Este consumo se torna mais evidente com a utilização do aparelho em veículos automotivos. O rádio surge como uma “companhia” para quem está dirigindo. Portanto, a estratégia de entrevistas radiofônicas é válida, tendo em vista que ainda há público neste meio.

A internet chegou como uma somatória de estratégias que podemos utilizar na assessoria de imprensa. É um erro descartar do planejamento de comunicação possíveis ações que geram resultados satisfatórios no fortalecimento da marca do cliente. Os trabalhos precisam ser realizados em conjunto, por exemplo, com a divulgação de eventos externos e entrevistas nas redes sociais do assessorado.

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Artigo escrito por Renan Watanabe – Jornalista (MTB: 82.179/SP) – Ingrediente Comunicação

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