Por que o assessor deve buscar identificar as impressões públicas sobre o seu cliente?

A assessoria de imprensa é responsável por fortalecer e, além disso, cuidar da imagem institucional do cliente/empresa. Esses princípios são claros e evidentes para qualquer profissional que atua nesta área da comunicação. Antigamente, pesquisas de opinião eram realizadas com frequência e serviam como uma espécie de termômetro para identificar qual a visão do público diante do assessorado.

Hoje em dia, com as redes sociais, internet e múltiplas ferramentas em potencial crescimento para viés comerciais, podemos compreender que a imagem organizacional está presente não apenas no boca a boca, mas na grande vitrine digital que é a web. Provavelmente, você já viu algum tipo de reclamação sobre determinado serviço ou empresa na internet. Quando decidimos comprar um produto, a reputação da empresa, na maioria dos casos, é o principal fator para a confirmação da compra.

Impressões negativas prejudicam todo o planejamento e as estratégias desenvolvidas pela assessoria de imprensa. Por isso, é importante monitorar as redes sociais e os fóruns virtuais de reclamações. O site Reclame Aqui é o mais conhecido no país. Inclusive, por exibir os dados com respostas e soluções dos problemas expostos publicamente. Nestes casos, o assessor deve intervir e direcionar as reclamações para o seu cliente.

A comunicação é essencial para evitar que grandes crises públicas possam surgir com o nome da empresa que o assessor presta serviços. É necessário se atentar a todos os tipos de feedback. Desta forma, será possível minimizar possíveis desgastes da imagem organizacional do assessorado.

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Artigo escrito por Renan Watanabe – Jornalista (MTB: 82.179/SP) – Ingrediente Comunicação

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