Identidade da marca: o que é qual a sua importância para uma empresa?
A identidade da marca deve estar relacionada à missão, visão e valores, desde os logotipos, design de produtos, presença nas ferramentas da internet, como as redes sociais e, além disso, a expressão dos porta-vozes, que são os responsáveis pela imagem organizacional da empresa em ações que envolvem os veículos de comunicação (entrevistas, coletivas de imprensa, etc).
Essas estratégias fazem parte do processo de fortalecimento da marca perante aos stakeholders. É preciso compreender que a identidade não se resume apenas na estética visual, mas trata-se de uma espécie de DNA que carrega todas as informações que a empresa deseja transmitir de forma pública, mesmo que não seja de maneira explícita.
A identidade da marca também está relacionada às questões textuais que fazem parte da comunicação, ou seja, a transmissão de características da empresa através de textos, incluindo slogan, legendas em fotos e posts nas redes sociais utilizando a linguagem que a marca deseja para “conversar” com o seu público de interesse, geralmente, em primeira ou terceira pessoa.
O assessor de comunicação necessita estar familiarizado com o cliente para que seja possível compreender exatamente qual a identidade do assessorado. Desta forma, as ações e estratégias que objetivam a visibilidade da marca no mercado serão desenvolvidas de acordo com a missão, visão e valores da empresa e, consequentemente, a sua identidade.
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Artigo escrito por Renan Watanabe – Jornalista (MTB: 82.179/SP) – Ingrediente Comunicação