Assessoria de imprensa: conheça alguns termos utilizados nesta área
Diversos termos são comuns para quem atua nas áreas relacionadas a comunicação. Na maioria dos casos, quando um cliente contrata uma assessoria de imprensa, provavelmente ele não possui domínio sobre o assunto ou desconhece o significado de algumas palavras aplicadas no dia a dia do assessor.
Além disso, é possível que alguns profissionais não conheçam a aplicação destas palavras na comunicação, mesmo fazendo parte da área. Veja abaixo uma lista com o significado dos principais termos utilizados na assessoria de imprensa.
Para saber mais sobre o assunto, clique em cada nomenclatura. Você será redirecionado para os artigos dos respectivos temas:
Análise SWOT: estratégia baseada nas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças em uma empresa, evitando crises e aumentando as chances de posicionamento da marca no mercado;
Briefing: o termo em inglês refere-se às informações e dados coletados em uma reunião;
Clipping: tarefa que possibilita mensurar os desdobramentos dos conteúdos de clientes na imprensa;
Follow-up: na comunicação, o follow-up significa o monitorando de respostas de um contato pré-estabelecido;
Imagem organizacional: trata-se da imagem da empresa ou marca perante ao público interno e externo;
Mailing imprensa: banco de dados relevantes com contatos dos jornalistas e veículos de comunicação locais, regionais e nacionais;
Media training: treinamento para quem deseja conceder entrevistas de forma assertiva representando uma empresa, transmitindo credibilidade e conhecimento (porta-vozes);
Mídia espontânea: espaço conquistado em um veículo de comunicação sem qualquer investimento financeiro;
Mídia paga: espaço para divulgação em jornais, revistas, TV, rádio e sites, conquistado através de investimento financeiro;
Networking: capacidade de estabelecer uma rede de contatos com algo ou alguém que esteja relacionado a área de atuação profissional;
Newsletter: publicação regular enviada aos assinantes com vários conteúdos de interesse corporativo;
Stakeholders: público estratégico, pessoa ou grupo que tem interesse em uma empresa ou negócio.
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Artigo escrito por Renan Watanabe – Jornalista (MTB: 82.179/SP) – Ingrediente Comunicação