Estratégias na comunicação digital: por que o assessor deve interpretar dados?

A avaliação de público é essencial para obter engajamento nas publicações em perfis comerciais. Esse tipo de ação é importante para identificar as interações com o público-alvo e alcance atingido. O Facebook e Instagram exibem vários dados, como visitas ao perfil, impressões, localização, gênero, horários e dias da semana com posts que obtiveram mais curtidas, comentários ou compartilhamentos.

Essas estatísticas são essenciais para elaborar um planejamento estratégico assertivo, porém, é imprescindível que o assessor de comunicação realize avaliações periódicas em cada rede social para saber se as métricas ainda permanecem as mesmas ou se ocorreram alterações. Desta forma, é possível evitar publicar conteúdos em horários com pouco engajamento e, consequentemente, não atrair a atenção dos seguidores.

Quando as ações envolvem perfis que oferecem vendas de serviços, o marketing digital precisa ser ainda mais assertivo. Por isso, cabe ao assessor aproveitar todos os recursos oferecidos pelas ferramentas, como stories, enquetes, vídeos, entre outros. Além de aumentar a visibilidade da marca, a relação entre a empresa e o cliente se torna próxima e intimista.

Muitas pessoas acreditam que priorizar apenas uma rede social é uma ótima estratégia, porém, é preciso compreender que a presença em múltiplas plataformas favorece a marca, pois existem usuários que utilizam, por exemplo, somente o Facebook ou o Instragram. Quando as estratégias se aplicam dentro do cenário diverso, outros públicos podem ser atingidos e se tornarem possíveis clientes.

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Artigo escrito por Renan Watanabe – Jornalista (MTB: 82.179/SP), pós-graduando em Comunicação e Jornalismo Digital – Ingrediente Comunicação

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