Por que o assessor de imprensa deve utilizar o jornalismo especializado como estratégia para os releases?

O principal trabalho executado pelo assessor de imprensa é pautar assuntos direcionados aos seus clientes nos veículos de comunicação. Para isso, algumas estratégias são colocadas em prática, principalmente na elaboração do release, material necessário para despertar a atenção do jornalista que poderá ou não incluí-lo no jornal, revista ou portal de notícias. Entre as estratégias, está o jornalismo especializado.

A expansão das editorias do jornalismo tradicional categorizaram uma vertente que antigamente não era tão explorada na mídia impressa e digital. Trata-se do jornalismo especializado. O “funil” de notícias faz com que as pautas sejam específicas sobre uma determinada temática. Diferentemente das várias editorias que, por exemplo, podemos ver em um jornal impresso, onde diversos assuntos são noticiados, os veículos especializados despertam o interesse direto de um público que deseja absorver os conteúdos de apenas uma editoria.

Diante desta especificidade, o assessor de imprensa deve avaliar o mercado em que o seu cliente está presente e, além disso, buscar incluir no mailing veículos especializados na área de atuação do assessorado ou relacionados com o público que ele deseja atingir. Desta forma, as chances de aprovação do release serão maiores, pois deixará ser direcionado à imprensa geral e encaminhado ao nicho que busca exatamente aquela sugestão de pauta.

Geralmente, é necessário elaborar depois tipos de releases para estes veículos. Os especializados, na maioria dos casos, já entendem sobre o assunto, portanto, não necessitam de algumas informações iniciais sobre a temática. Aqueles que possuem diversas editorias, como os jornais tradicionais, precisam do release de apresentação. A contextualização e clareza textual são elementos determinantes para despertar o interesse do jornalista.

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Artigo escrito por Renan Watanabe – Jornalista (MTB: 82.179/SP), pós-graduando em Comunicação e Jornalismo Digital – Ingrediente Comunicação

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