O Instagram pessoal deve ser utilizado também como um perfil profissional?

O Instagram é uma rede social que se tornou essencial para o marketing digital, principalmente em perfis comerciais. O Brasil ocupa o terceiro lugar entre os países com mais usuários, ficando abaixo apenas dos Estados Unidos e Índia. Atualmente, o Instagram possui cerca de 69 milhões de usuários brasileiros, conforme dados disponibilizados pela rede social.

Diante desta popularidade, as publicações de conteúdos atingem uma grande massa, especificamente o público de interesse, aqueles que são os seguidores do perfil comercial e se interessam pelo assunto abordado, seja venda de serviços, produtos ou em caráter informativo. É possível perceber nitidamente as diferenças entre um perfil pessoal e comercial. Mas, será que unificar a sua conta pessoal com a profissional é uma boa estratégia? Antes de tomar essa atitude, é preciso considerar alguns fatores.

Geralmente, o perfil pessoal é utilizado para publicar fotos e interagir com os amigos. Já o profissional, é voltado para a publicação de conteúdos sobre a área de trabalho. Muitas vezes, por ter um grande número de seguidores na conta privada, algumas pessoas acabam decidindo utilizá-la também para postagens comerciais.

O ideal é criar um perfil profissional e compartilhar as publicações através de “repost” na conta pessoal.  Desta forma, é possível transmitir mais credibilidade ao público, já que um perfil comercial é visto como uma ferramenta de trabalho. Além disso, a linguagem utilizada também é diferente e não deve possuir erros de português, gírias ou outros vícios textuais característicos da internet, ações comuns nas legendas de posts pessoais.

Você, assessor de imprensa/comunicação ou estudante, gostou do artigo? Deixe o seu comentário abaixo.

Artigo escrito por Renan Watanabe – Jornalista (MTB: 82.179/SP), pós-graduando em Comunicação e Jornalismo Digital – Ingrediente Comunicação

 

 

2 comments to “O Instagram pessoal deve ser utilizado também como um perfil profissional?”

You can leave a reply or Trackback this post.

Deixe o seu comentário

*Seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.