Stakeholders e redes sociais: por que compreender esta relação é fundamental na assessoria de imprensa?
A expansão da internet possibilitou novas formas de fazer comunicação. A relevância das múltiplas plataformas e alcance sem barreiras geográficas são fatores que evidenciam a comunicação digital como ferramenta prioritária para a assessoria de imprensa que, neste contexto, insere-se entre as atividades exercidas em uma agência de comunicação.
Antigamente, a assessoria de imprensa era restrita apenas ao envio de releases. Hoje, o novo perfil do assessor está diretamente relacionado aos processos comunicacionais que envolvem, além dos veículos tradicionais, sites, blogs e redes sociais. Em contrapartida, os stakeholders, ou seja, o público de interesse, também está inserido no ambiente virtual. Este é o ponto de partida para as ações estratégias.
Quando o assessor realiza o briefing com o cliente, ele deve compreender as necessidades da empresa e como as estratégias de comunicação devem ser elaboradas para que seja possível fortalecer a marca e, consequentemente, obter ótimos resultados diante do engajamento assertivo. Por isso, analisar os stakeholders é uma tarefa essencial, já que eles são a peça-chave para qualquer empresa e não representam apenas o público-alvo, mas envolvem os clientes internos e externos.
Qual o papel das redes sociais na identificação dos stakeholders?
As redes sociais representam grande parte dos trabalhos na assessoria de imprensa. Um perfil comercial é essencial para transmitir credibilidade e segurança ao consumidor, mas ele também serve como um filtro para identificar e analisar quem são os stakeholders.
Através dos dados extraídos das redes sociais, como gênero, idade e localização dos seguidores, é possível afirmar com quem a empresa está “falando”. Além disso, o assessor também pode analisar os concorrentes da marca e realizar projeções de conteúdos delimitadas ao público de interesse. Desta forma, as chances de resultados assertivos se potencializam através de estratégias elaboradas com precisão.
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Artigo escrito por Renan Watanabe – Jornalista (MTB: 82.179/SP), pós-graduando em Comunicação e Jornalismo Digital – Ingrediente Comunicação