Por que as pautas frias são importantes na assessoria de imprensa?
Produzir releases atrativos é uma tarefa fundamental na assessoria de imprensa. Entretanto, como em qualquer área do jornalismo, as pautas quentes se sobressaem em relação às pautas frias, porém, a pauta não factual também é essencial e mostra-se como uma solução na busca de um espaço nos veículos de comunicação, principalmente nos segmentados.
Evidentemente, o cliente de uma assessoria de imprensa deseja aparecer na mídia. Em alguns casos, diante da área de atuação do assessorado, as sugestões de pautas podem não ser factuais, ou seja, os trabalhos devem ser direcionados às pautas frias que são mais difíceis de se tornarem uma mídia espontânea.
É importante destacar que isso não significa que a pauta não é relevante, mas existe a necessidade de elaborar estratégias assertivas para estruturar corretamente determinados assuntos. Na produção de releases, a riqueza de detalhes e o destaque da importância da informação são fatores que necessitam de clareza para que, ao encaminhar à imprensa, o assunto seja atrativo.
Identificação de pautas frias
A escolha de pautas frias deve seguir alguns critérios, como a importância de abordagem social, relação com o cotidiano, curiosidades gerais, entre outros. Neste tipo de pauta, as possibilidades de assuntos são gigantes, no entanto, cabe ao assessor identificar os assuntos que tenham um “gancho” com o seu cliente.
Não descarte assuntos interessantes que não serão utilizados no momento. As pautas que estão na gaveta podem ser úteis futuramente e se destacarem com bons conteúdos. Na assessoria de imprensa, a imprevisibilidade é comum, pois não é possível prever qual a área de atuação de um novo cliente que necessitará de pautas assertivas.
Você, assessor de imprensa/comunicação ou estudante, gostou do artigo? Deixe o seu comentário abaixo.
Artigo escrito por Renan Watanabe – Jornalista (MTB: 82.179/SP), Especialista em Comunicação e Jornalismo Digital – Ingrediente Comunicação