Pautas quentes na assessoria de imprensa: quando e como utilizá-las?

Diferentemente das pautas frias, as pautas quentes possuem prazos que podem influenciar na relevância do conteúdo, ou seja, são assuntos do momento que devem ser noticiados com rapidez, pois, por exemplo, no dia seguinte, um determinado assunto poderá perder o seu valor perante à imprensa e ao público de interesse.

Na assessoria de imprensa, é comum que as pautas frias sejam trabalhadas constantemente, entretanto, as pautas quentes também merecem atenção. O assessor deve compreender que o hard news pode contribuir para pautar assuntos dos clientes nos veículos de comunicação. Deste modo, é fundamental observar e identificar acontecimentos relevantes do dia a dia.

A notícia não pode perder sua validade, portanto, o assessor deve ter um bom feeling para constatar oportunidades de pautas quentes que sejam relacionadas aos seus assessorados e elaborar releases assertivos, com riqueza de detalhes e destaque sobre a importância da informação, evidenciando a necessidade da presença de fontes fidedignas para contribuir com a pauta.

Características da produção do release para pautas quentes

A pauta quente ideal é aquela que se encaixa perfeitamente no nicho do assessorado. Por isso, antes de elaborar o release, o assessor deve criar uma estratégia atrativa, que tenha timing e, consequentemente, cumpra o deadline da imprensa. O fator tempo é imprescindível para que o seu release não seja descartado.

Além disso, é primordial observar a angulação sobre o assunto na mídia, sendo assim, uma excelente oportunidade de obter um olhar diferenciado, que não tenha sido debatido nos veículos de comunicação, e apresentá-lo no release.

Você, assessor de imprensa/comunicação ou estudante, gostou do artigo? Deixe o seu comentário abaixo.

Artigo escrito por Renan Watanabe – Jornalista (MTB: 82.179/SP), Especialista em Comunicação e Jornalismo Digital – Ingrediente Comunicação

 

Deixe o seu comentário

*Seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.