A importância da newsletter como estratégia na assessoria de imprensa

A newsletter (ou boletim informativo), é uma publicação regular enviada aos assinantes com conteúdos de interesse corporativo. Seus elementos são similares aos de jornais e revistas, com periodicidade, diversas informações, linha editorial e produção visual atrativa. Antigamente, o material era impresso, porém, com o avanço tecnológico, atualmente o informativo é enviado por e-mail.

Muitas pessoas confundem newsletter com e-mail marketing, mas são estratégias diferentes. O e-mail marketing é um canal de divulgação de serviços, vendas e promoções, com o objetivo comercial. A newsletter é focada em informações internas e relevantes direcionadas ao público de interesse, ou seja, atua propriamente em continuar despertando o envolvimento do público com a empresa/marca.

O boletim informativo faz parte do marketing de conteúdo e, consequentemente, do marketing digital. Um ponto extremamente positivo da newsletter: o material é enviado apenas para pessoas que concordam em receber os conteúdos, facilitando o contato com quem realmente deseja obter estas informações.

Newsletter na assessoria de imprensa

A newsletter pode ser considerada como uma estratégia importante no relacionamento entre assessor e assessorado, principalmente quando o cliente faz parte de uma grande organização com diversas áreas. O comunicador irá atuar em conjunto com a empresa para incluir no planejamento de comunicação as ações relevantes que, posteriormente, estarão nas publicações.

É importante ressaltar que o assessor pode e deve incluir notícias com os resultados de clipping, pois destaca a presença da marca na imprensa, ratificando o marketing positivo com seus stakeholders. O conteúdo precisa ser objetivo, criativo, específico e segmentado, além de linguagem clara e de fácil compreensão. A prioridade entre os assuntos abordados são as novidade na empresa.

Outros benefícios da newsletter como estratégia na assessoria de imprensa:

  • Relaciona a comunicação externa e interna;
  • Apresenta os resultados desenvolvidos com as estratégias em assessoria;
  • Monitora o mercado;
  • É um canal direto com os stakeholders em casos de gestão de crises;
  • Possibilita uma divulgação específica com o público de interesse.

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Artigo escrito por Renan Watanabe – Jornalista (MTB: 82.179/SP) – Ingrediente Comunicação

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