Análise SWOT: Estratégia assertiva na assessoria de imprensa

O planejamento estratégico é a ferramenta pertinente que estabelece as ações que serão executadas com o cliente. A junção de estratégias faz parte do caminho que o assessor percorre em busca de resultados assertivos e satisfatórios para a empresa. Desta forma, é preciso compreender as necessidades do cliente e quais atividades comunicacionais se encaixam para melhor execução dos trabalhos.

Você, comunicador, com certeza já ouviu falar sobre Análise SWOT. O termo se refere a abreviação das palavras em inglês: Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats, que significam força, fraquezas, oportunidades e ameaças. A estratégia atua na identificação destes elementos com o objetivo de evitar crises, aumentar as chances de negócio, posicionar o cliente no mercado e melhorar a comunicação interna e externa.

Veja a tabela que demonstra estas relações:

Por que a assessoria de imprensa deve apostar nesta estratégia?

A Análise SWOT possibilita um olhar estratégico ao assessor, ou seja, auxilia na produção do plano de comunicação, tornando mais perceptível a identificação das melhores ações que, posteriormente, possam contribuir de forma assertiva para o marca. Conhecer os stakeholders é a forma ideal para verificar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Lembrando que eles fazem parte do público interno e externo (público de interesse).

Ao adotar a análise como ferramenta de trabalho, é possível facilitar e organizar todo o processo de elaboração e decisão de estratégias, soluções e identificação de problemas na organização, situação empresarial e posicionamento no mercado frente aos concorrentes e, com isso, buscar novas oportunidades favoráveis, além de organizar sistematicamente as produções na rotina de trabalho, como prioridades, por exemplo, pautando assuntos na imprensa com o objetivo de evidenciar o cliente.

A Análise SWOT pode ser caracterizada como uma familiarização do assessor com a empresa. É preciso elaborar algumas perguntas, como uma entrevista ou briefing, para que o porta-voz da empresa consiga transmitir tudo o que se refere ao negócio. Diante disso, o comunicador conseguirá fortalecer suas pesquisas e avaliações necessárias para fechar suas estratégias mercadológicas.

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Artigo escrito por Renan Watanabe – Jornalista (MTB: 82.179/SP) – Ingrediente Comunicação

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