Assertividade em assessoria de imprensa: Planejamento estratégico como peça-chave
Os trabalhos realizados em uma assessoria de imprensa são amplos. Pautar assuntos relacionados aos clientes nos veículos de comunicação, adquirir bons engajamentos nas redes sociais e estabelecer contato eficaz com clientes internos e externos são ações que todo assessor identifica como metas. Para conquistar a assertividade, alguns caminhos são imprescindíveis. O planejamento estratégico é o caminho ideal e eficaz para isso.
Como o próprio nome diz, o planejamento reúne estratégias e metas para o assessorado com base nas apurações prévias realizadas pelo assessor, por exemplo, a necessidade de utilizar a comunicação para trazer resultados positivos para a empresa. Além disso, é preciso identificar a visão, missão e valores da organização, concorrentes diretos, ameaças, fraquezas e possíveis oportunidades.
Normalmente, ao contratar uma assessoria, o cliente está limitado apenas a um serviço, seja gerenciamento de redes sociais, relacionamento com a imprensa, entre outros. Mas, cabe ao comunicador direcioná-lo sobre quais são as melhores ações para sua marca. Desta forma, as chances de reputação positiva com os stakeholders se tornam maiores.
Riscos assumidos no desenvolvimento de estratégias assertivas
A assertividade é uma palavra muito utilizada na assessoria de imprensa, justamente pelo fato de fornecer o retorno esperado ao assessorado. O feedback é essencial para que os laços de confiança sejam estabelecidos entre ambas as partes. O relatório de assertividade, além do clipping, deve conter tudo o que foi previsto, executado e identificado.
Nem sempre todas as estratégias elaboradas para o cliente serão eficazes, porém, o planejamento é a peça-chave para minimizar os possíveis erros e atingir os resultados esperados. Lidar com os stakeholders é assumir riscos. O assessor necessita de percepção para diagnosticar a real necessidade dos consumidores e o público-alvo da empresa/cliente. Sem o planejamento estratégico, isso não é possível.
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Artigo escrito por Renan Watanabe – Jornalista (MTB: 82.179/SP) – Ingrediente Comunicação