Assessoria de comunicação e produção de conteúdo: que tipo de linguagem deve ser utilizada nas publicações?

A assessoria de comunicação exerce um papel fundamental na relação entre uma empresa e seu público de interesse, seja através de publicações em redes sociais ou sites. As estratégias desenvolvidas visam fortalecer a marca e, além da venda de produtos e serviços, fidelizar o cliente. Afinal, quem não é visto não é lembrado. Na era da tecnologia em constante expansão, aparecer na internet é um dos principais pilares para um negócio de sucesso.

Quando pensamos no alcance que as redes sociais proporcionam, é necessário compreender que diversos públicos poderão ter acesso ao conteúdo, porém, para que os stakeholders consigam absorver a mensagem transmitida através de posts ou notícias em sites e blogs, é fundamental que a linguagem utilizada no texto seja de fácil compreensão para esses internautas que, posteriormente, possam ser novos clientes da empresa.

Profissionalismo é a palavra-chave para evitar erros na internet que afastem os consumidores de uma empresa ou marca. Ao elaborar conteúdos, alguns termos técnicos de difícil compreensão devem ser substituídos por uma linguagem mais clara, pois mesmo que a informação faça parte de serviços como a saúde e advocacia, ou seja, áreas que abrangem nomenclaturas complexas, é preciso identificar que o público em geral não possui conhecimento técnico para entender determinadas informações.

Neste contexto, o assessor de comunicação é o profissional capaz de se familiarizar com a área de atuação do seu cliente e elaborar conteúdos relevantes para publicações, tendo como foco principal a linguagem destinada ao público de interesse. É importante destacar que essa “reformulação textual” não altera a informação em si, mas apenas a forma com que ela é transmitida.

Você, assessor de imprensa/comunicação ou estudante, gostou do artigo? Deixe o seu comentário abaixo.

Artigo escrito por Renan Watanabe – Jornalista (MTB: 82.179/SP), Especialista em Comunicação e Jornalismo Digital – Ingrediente Comunicação

 

 

Deixe o seu comentário

*Seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.