Assessoria de Imprensa e Media Training: Atuação do assessor na capacitação de porta-vozes

Uma entrevista jornalística pode ser fundamental para ampliar a visibilidade de determinada pessoa/empresa. É comum que muitas pessoas não se sintam à vontade para falar com os veículos de comunicação, principalmente em televisão. Diante deste “bloqueio”, seja por timidez ou medo, várias oportunidades não são aproveitadas.

O Media Training (treinamento de mídia) atua neste âmbito com o objetivo de preparar quem deseja conceder entrevistas para falar com seu público de interesse de forma assertiva, transmitindo credibilidade e conhecimento. A capacitação não está apenas direcionada à informação, mas aos aspectos que garantem uma boa comunicação pessoal, como expressividade corporal e verbal.

Geralmente, os profissionais de pequenas empresas ainda não estão acostumados com a comunicação em massa, porém, grandes marcas ou negócios que não investem em comunicação também podem necessitar de um treinamento de mídia.

É imprescindível que ao contratar este serviço o cliente saiba que a pessoa será capacitada como porta-voz de um cargo e da própria empresa, ou seja, a principal indicação é para aqueles que realmente não conseguem lidar com a exposição em público diante de câmeras ou microfones.

Assessoria de imprensa e as técnicas de Media Training

Uma das áreas de atuação em assessoria de imprensa é o Media Training. O assessor é responsável por planejar e criar estratégicas para orientar o cliente em entrevistas, por exemplo: o que falar, como falar, o que não pode ser dito, além de outras especificidades que asseguram uma boa entrevista.

A preparação prévia é a peça-chave para lidar com a situação com tranquilidade, pois é possível que alguns imprevistos ou perguntas que não estavam na pauta possam acontecer e, por isso, o cliente necessita de um “jogo de cintura” para conseguir se comunicar de forma clara, objetiva e correta. O assessor de imprensa trabalha em contato com diversos veículos de comunicação, portanto, é capaz de direcionar o assessorado aos meios que, posteriormente, evidenciam seu trabalho.

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Artigo escrito por Renan Watanabe – Jornalista (MTB: 82.179/SP) – Ingrediente Comunicação

 

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