Assessoria de Imprensa Individualizada: Por que alguns profissionais necessitam de um assessor?

Muitas pessoas que não fazem parte da comunicação acreditam que a assessoria de imprensa é restrita apenas para empresas ou figuras públicas, mas isso é um mito. Hoje em dia, o assessor se tornou uma peça-chave para construir a imagem no mercado de alguém que deseja ganhar visibilidade em sua área de atuação.

Com a pluralidade e abrangência significativa das redes sociais e, consequentemente, da internet, a assessoria possibilita este tipo de gerenciamento que se assemelha aos viés empresariais (administração de carreira), porém, tendo como foco o relacionamento com a imprensa e o marketing digital.

Desta forma, é possível trabalhar de acordo com as necessidades e objetivos expostos pelo cliente. Diferentemente de uma instituição que possui comunicação interna e externa, a assessoria de imprensa individualizada trabalha apenas a comunicação externa, ou seja, o fortalecimento do nome do assessorado e o que ele tem a oferecer.

Quais são as melhores estratégias para a assessoria de imprensa individualizada?

Não existe uma “receita” ideal para atuar apenas com um cliente, mas as estratégias e ações devem seguir da mesma forma que a execução do planejamento para uma empresa, por exemplo, reuniões/briefing, identificação do público de interesse, presença no mercado, media training (quando necessário) e, além disso, o assessor necessita criar familiaridade com a pessoa que procurou os seus serviços.

Este tipo de assessoria era comum para artistas, entretanto, a comunicação organizacional e social se tornou tão necessária que um advogado, médico, dentista, nutricionista, entre outros profissionais, contam com um assessor de imprensa para gerenciar suas redes sociais, agendar entrevistas nos veículos de comunicação e promover sua imagem.

Lembrando que em algumas áreas, principalmente relacionadas à saúde e ao Direito, existem restrições estabelecidas pelos Conselhos Federais especificamente para que não ocorra uma “autopromoção”, situação não permitida de acordo com o código de ética que rege estas profissões

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Artigo escrito por Renan Watanabe – Jornalista (MTB: 82.179/SP) – Ingrediente Comunicação

 

 

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