Auditoria de imagem: por que essa estratégia é importante na assessoria de comunicação?

Cuidar da imagem institucional do cliente é um dos principais trabalhos realizados pela assessoria de comunicação. A impressão pública de uma marca, principalmente na internet, reflete diretamente na credibilidade e, consequentemente, interfere na presença de mercado. A web é uma grande vitrine digital que exige ações assertivas de comunicação.

As impressões negativas prejudicam qualquer empresa, sobretudo, quando as redes sociais comerciais recebem comentários insatisfatórios nas publicações. Além disso, hoje em dia, muitos consumidores buscam fóruns virtuais de reclamações, como o Reclame Aqui, para obter referências sobre uma marca. Nestes casos, se a empresa possui um assessor de comunicação, é necessário intervir e responder adequadamente a mensagem.

Outro fator importante é a reputação na imprensa. Assim como o clipping, que documenta as citações sobre a empresa nos veículos de comunicação, a auditoria de imagem é uma estratégia essencial para identificar as impressões da marca perante aos stakeholders.

Importância da auditoria de imagem

A auditoria é uma ação que visa estudar, pesquisar e analisar a reputação de uma corporação no mercado, especificamente com os consumidores, porém, este trabalho não se restringe apenas às opiniões públicas, mas exige uma detalhada apuração nas empresas de mídia, cujo objetivo é elaborar estratégias de comunicação assertivas e interpretar dados do vínculo do público com pautas que estão relacionadas ao cliente.

Este tipo de estratégia facilita a elaboração do planejamento de comunicação, pois garante um panorama geral sobre a empresa. Além disso, o monitoramento de pautas possibilita que assuntos negativos, que impactam diretamente o assessorado, mesmo sem a citação da empresa, sejam revertidos em releases positivos ao cliente, utilizando outras vertentes sobre um determinado assunto.

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Artigo escrito por Renan Watanabe – Jornalista (MTB: 82.179/SP), Especialista em Comunicação e Jornalismo Digital – Ingrediente Comunicação

 

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