Como evitar que as ações de marketing digital sejam caracterizadas como spam no Instagram?

As ações estratégicas de marketing digital nas redes sociais são fundamentais para a visibilidade de uma marca na internet. As publicações frequentes, principalmente no Instagram, são capazes de atingir um grande número de usuários que proporcionam aumentar o engajamento do perfil comercial. Mas, é preciso atenção em relação aos termos de uso desta ferramenta.

Nos últimos anos, o Instagram modificou suas diretrizes e posts que são considerados como spam, publicações abusivas, linguagem ofensiva, nudez ou violência, passam por um filtro e, caso sejam identificados como irregulares na rede, serão excluídos.

Em alguns casos, além da exclusão da publicação, o perfil pode sofrer bloqueio de algumas funções, como curtir, comentar, postar fotos/vídeos ou seguir outras pessoas por um período e, em situações mais graves, a conta será excluída permanentemente.

Identificação de postagens

As estratégias no marketing digital incluem a inserção de várias hashtags e posts frequentes, mas é preciso identificar os tipos de tags e a periodicidade das publicações. Geralmente, posts com spam são “disparados” por robôs diversas vezes na rede social em um curto espaço de tempo. Por isso, não é recomendado realizar várias publicações seguidas, principalmente com muitas hashtags, pois o Instagram poderá identificar como spam e aplicar as punições ao perfil.

Para que isso não ocorra, cabe ao assessor de comunicação analisar os dados que Instagram fornece, como os horários com maiores índices de interação e melhores dias da semana para postagens. Desta forma, organizar uma rotina semanal de posts é uma ótima saída, evitando o desgaste de vários posts no mesmo dia, baixo engajamento e a possibilidade de bloqueio por spam. É importante orientar o cliente que também possui acesso na conta comercial sobre esse assunto.

Você, assessor de imprensa/comunicação ou estudante, gostou do artigo? Deixe o seu comentário abaixo.

Artigo escrito por Renan Watanabe – Jornalista (MTB: 82.179/SP), Especialista em Comunicação e Jornalismo Digital – Ingrediente Comunicação

 

Deixe o seu comentário

*Seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.