Comunicação corporativa e fortalecimento da marca: qual a relação entre essas estratégias?
A comunicação corporativa representa um conjunto de estratégias que visam impactar o público de interesse de uma empresa, ou seja, os stakeholders. Nestas ações, a comunicação interna e externa são priorizadas, tendo como foco o fortalecimento da marca. A assessoria de imprensa faz parte da comunicação corporativa, que pode ser considerada com um “guarda-chuva”, pois abrange diversas áreas.
O profissional que atua com a comunicação corporativa necessita de domínio no relacionamento com a imprensa e também com as estratégias de assessoria de comunicação. O crescimento das redes sociais ampliou o escopo de possibilidades para ações assertivas destinadas aos stakeholders, por exemplo, através do marketing digital. Deste modo, é possível trabalhar no campo on-line e off-line.
A transmissão de informação para os diferentes tipos de públicos é o diferencial da comunicação corporativa. Não basta apenas ter contato com os consumidores, mas esquecer-se da necessidade de manter uma comunicação interna eficiente é um erro. Portanto, a cultura organizacional é uma maneira de evitar ruídos de comunicação e, consequentemente, fortalecer a marca.
Aplicação da comunicação corporativa
Na prática, aplicar a comunicação corporativa pode parecer difícil, porém, o assessor deve seguir alguns passos que facilitam o trabalho, entre eles:
- Encontre as personas que deseja impactar;
- Defina os canais de comunicação para aplicar as estratégias;
- Monitore os resultados;
- Crie uma identidade textual que seja de fácil compreensão, tanto para o público interno, como o externo.
Você, assessor de imprensa/comunicação ou estudante, gostou do artigo? Deixe o seu comentário abaixo.
Artigo escrito por Renan Watanabe – Jornalista (MTB: 82.179/SP), Especialista em Comunicação e Jornalismo Digital – Ingrediente Comunicação