Comunicação e saúde: por que essa relação é tão importante diante do cenário da Covid-19?
A informação é essencial no dia a dia e faz parte do processo comunicacional entre emissor, receptor e mensagem. Hoje em dia, podemos citar as redes sociais como plataformas necessárias para a transmissão e disseminação de informações, porém, é preciso cuidado diante do conteúdo publicado, principalmente quando o assunto é saúde. Neste caso, as fontes fidedignas são essenciais no combate às notícias falsas e recomendações equivocadas por parte de quem não é um profissional de saúde.
Diante da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), é notório que as buscas sobre este assunto na internet dispararam. Por isso, é preciso assegurar-se de que a informação está correta. A relação entre comunicação e saúde se fortaleceu neste cenário, pois ambos exercem o papel de “porta-voz” para a população, algo extremamente necessário em meio ao cenário em que estamos vivendo.
Hospitais, clínicas e associações médicas estão utilizando as redes sociais e sites próprios para publicarem conteúdos informativos sobre a Covid-19, além de atualizações de dados ou instruções da Organização Mundial da Saúde (OMS) e entidades sanitárias. A assessoria de comunicação atua no processo de publicação destas informações na internet, priorizando sempre os principais éticos dos Conselhos Regionais e Federais das profissões envolvidas sem qualquer “autopromoção”.
Cabe ao assessor buscar estratégias para estes clientes, como a elaboração de artes, vídeos com orientações sobre a especialidade do profissional, releases, entrevistas para os veículos de comunicação, entre outras ações. Neste momento, é preciso destacar a relevância das pautas que envolvem saúde, especificamente sobre a Covid-19. A qualidade do material pode ajudar muitas pessoas que precisam de esclarecimentos sobre a pandemia.
Artigo escrito por Renan Watanabe – Jornalista (MTB: 82.179/SP) – Ingrediente Comunicação
Has one comment to “Comunicação e saúde: por que essa relação é tão importante diante do cenário da Covid-19?”
O enfermeiro precisa planejar, organizar, coordenar, executar e avaliar os servi os da assist ncia de enfermagem, de acordo com que rege a lei do exerc cio profissional, para que se efetive o cuidado. Dessa forma, o trabalho da equipe de enfermagem pode ser considerado interdependente, pois os eventos referentes s a es de enfermagem, isto , o cuidado de enfermagem, necessita da integra o entre todos os profissionais. Assim, a comunica o uma importante aliada para facilitar essa integra o e consequentemente auxiliar no cuidado.