Comunicação estratégica: como evidenciar a missão, visão e valores de uma empresa?
A comunicação é uma ferramenta eficaz para a relação entre a empresa/marca com o seu cliente. Deste modo, é necessário que três aspectos que refletem no dia a dia corporativo sejam evidenciados: missão, visão e valores.
As definições dos termos são:
Missão: Trata-se da importância da empresa existir, através de seus propósitos e finalidades, segmentos que deseja atuar e possíveis clientes que pretende impactar com seus produtos e serviços. O que a empresa faz? Para que a empresa existe? Para quem ela trabalha? Essas são algumas questões que fazem parte do processo de compreensão sobre a missão;
Visão: É a perspectiva da empresa, ou seja, onde ela quer chegar a longo prazo. Neste aspecto, é importante citar que os líderes necessitam ser visionários para que percebam como a empresa chegará aos caminhos definidos na visão;
Valores: Especificamente são os códigos de conduta da empresa, princípios éticos, morais e que refletem exatamente a “cara da negócio”. Os valores são definidos com todas as áreas e setores da organização, baseando-se em comprometimento com os clientes/sociedade e relacionamento com o público interno (funcionários e chefia).
Estratégias na comunicação corporativa
Ao contratar uma assessoria de comunicação, esses três pilares devem ser bem definidos, pois o assessor será responsável por se familiarizar com a empresa e, consequentemente, desenvolver estratégias eficazes que transpareçam a identidade da marca.
O cliente, ao adquirir um produto ou serviço, é capaz de identificar diversos aspectos da empresa, entre eles, quais são os seus valores. Além das referências e feedbacks que indicam a credibilidade, é importante destacar nas redes sociais, sites ou blogs, a preocupação da organização com a sociedade, colaboradores e também a história dos fundadores que refletem no cenário atual. Deste modo, cria-se uma identidade e proximidade com o público de interesse.
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Artigo escrito por Renan Watanabe – Jornalista (MTB: 82.179/SP), Especialista em Comunicação e Jornalismo Digital – Ingrediente Comunicação