Comunicação nas áreas de saúde: O papel do assessor de imprensa neste âmbito
Um dos pilares da comunicação jornalística é a disseminação de informações para a sociedade. Neste parâmetro, a comunicação e saúde se vinculam no contexto de exercerem um papel de “porta-voz” para a população com assuntos pertinentes.
Respeitando sempre os princípios éticos dos Conselhos Regionais das profissões relacionadas às áreas de saúde, é possível firmar relacionamento do profissional com a imprensa, sempre buscando levar informação para o público com total ética e interesse social, seja em rádio, televisão, revista ou jornal.
O assessor de imprensa é responsável por gerenciar todo o conteúdo publicado e divulgado para o cliente. Quando atuamos em áreas específicas, como saúde, é importante se familiarizar com as restrições éticas para que não ocorra uma “autopromoção”, situação não permitida pelos principais conselhos que regem a atuação dos profissionais.
Importância de uma assessoria de imprensa especializada em saúde
A internet é a principal ferramenta de busca para vários tipos de informações. Quando falamos sobre saúde, muitos assuntos inseridos no ambiente virtual não possuem fontes confiáveis. Por isso, a assessoria de imprensa precisa atuar com propriedade e ética na elaboração de artes e vídeos informativos/comemorativos, releases para a imprensa e até mesmo eventos institucionais que visam atendimento à população em saúde.
As estratégicas criadas para estes clientes se tornam mais específicas, pois necessitam de um estudo prévio para cada tipo de assunto que será abordado em pauta, por exemplo, nas áreas de Medicina, Odontologia, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, entre outras.
É possível obter resultados positivos e satisfatórios para os trabalhos em comunicação e saúde. O principal objeto é transmitir informação correta para qualquer tipo de público. O assessor faz parte da mediação entre o profissional e a sociedade.
Você, assessor de imprensa ou estudante de comunicação, gostou do artigo? Deixe o seu comentário abaixo.
Artigo escrito por Renan Watanabe – Jornalista (MTB: 82.179/SP) – Ingrediente Comunicação