Consultoria em comunicação: Por que apostar nesta ação?
A assessoria de imprensa exerce um papel fundamental no relacionamento entre o cliente e seus stakeholders. Podemos classificar o trabalho do assessor como “mediador” de ambas as partes. Desta forma, firma-se um relacionamento entre a empresa e o público de interesse, visando ouvir todas as observações, sugestões, elogios e considerações no ambiente interno e externo.
Consultoria em comunicação é uma ação essencial para obter este feedback, além de possibilitar que estratégias sejam desenvolvidas de acordo com as falhas, acertos, objetivos e metas a serem cumpridas. É importante identificar como o cliente é visto no mercado, pois como o próprio ditado diz: “A propaganda é a alma do negócio”.
A comunicação empregada de maneira assertiva fortalece a presença da imagem corporativa entre os stakeholders. As análises podem envolver pesquisas de público (pesquisa qualitativa), monitoramento de redes sociais, sites de reclamações e ferramentas para a avaliação de serviços.
Planejamento estratégico e consultoria em comunicação
Cada cliente possui um determinado perfil e, consequentemente, seus próprios conceitos de missão, visão e valores. O assessor necessita incluir no planejamento estratégico os resultados da consultoria em comunicação e as ações que serão executadas de acordo com os princípios da empresa/cliente, buscando manter sua identidade e atender as expectativas e necessidades do público de interesse.
O clipping é uma ótima opção para compreender como a marca está sendo posicionada na imprensa e os retornos que este tipo de divulgação proporciona. Geralmente, as entrevistas jornalísticas com os porta-vozes da organização conseguem obter um bom engajamento como mídia espontânea.
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Artigo escrito por Renan Watanabe – Jornalista (MTB: 82.179/SP) – Ingrediente Comunicação