Curadoria de conteúdo na assessoria de comunicação: por que utilizar essa estratégia?
A curadoria de conteúdo é uma estratégia muito importante na assessoria de comunicação, principalmente em relação ao processo comunicativo entre a empresa e o seu cliente através de uma ação elaborada pelo assessor, com o objetivo de oferecer conteúdos relevantes ao público de interesse, além de melhorar o posicionamento da marca na internet e no mercado.
Trata-se de um processo que envolve a busca, seleção, classificação e compartilhamento de conteúdos úteis como fontes de informação. Deste modo, é possível obter engajamento, seja no blog ou site do cliente da assessoria de comunicação. Entretanto, é fundamental que o assessor esteja familiarizado com a empresa/marca, possibilitando identificar quais conteúdos se encaixam perfeitamente ao perfil do consumidor.
Quais são as vantagens da curadoria de conteúdo?
- Otimizar as ações de marketing digital, criando intervalos entre posts nas redes sociais e blogs/sites;
- Melhorar o SEO;
- Tornar-se referência nas buscas por assuntos da área de atuação;
- Ampliar a visibilidade da empresa na internet.
Como fazer uma curadoria de conteúdo assertiva?
O principal ponto de partida para a curadoria de conteúdo é encontrar fontes confiáveis. Busque sempre sites que são referências, como portais de notícias especializados no assunto que envolve o cliente. Além disso, é importante filtrar a informação. Faça uma análise minuciosa para identificar se aquele conteúdo é realmente relevante.
Organize semanalmente os conteúdos que serão publicados. Essa é a uma forma eficaz de não repetir as mesmas temáticas. É importante destacar que conteúdos repetidos, especificamente em sequência, não geram engajamento. Atente-se a este ponto.
Você, assessor de imprensa/comunicação ou estudante, gostou do artigo? Deixe o seu comentário abaixo.
Artigo escrito por Renan Watanabe – Jornalista (MTB: 82.179/SP), Especialista em Comunicação e Jornalismo Digital – Ingrediente Comunicação