Ética na assessoria de imprensa: Como oferecer os serviços ao cliente?
Conquistar novos clientes é uma missão importante para qualquer agência de comunicação/assessoria de imprensa. Cada assessorado possui um determinado perfil e imagem organizacional, ou seja, os serviços oferecidos pelo assessor devem se adequar às necessidades que a empresa possui, aplicando estratégias assertivas na comunicação interna e externa.
O fortalecimento da marca é o principal objetivo que, geralmente, os clientes desejam ao contratarem uma agência. Por isso, é importante que o assessor identifique quais são as ações necessárias para isso e, em cada caso, se os seus serviços são recomendados, por exemplo: Se o assessor trabalha sozinho e não possui experiência em elaboração de artes, atuar com o marketing digital pode ser um grande risco, pois as demandas envolvem este tipo de estratégia.
Outro fator importante relacionado à assessoria de imprensa é a produção de vídeos. Além da qualidade dos equipamentos para a gravação, é preciso desenvolver a edição do material, ou seja, o serviço precisa ser executado com ênfase. Não ofereça este tipo de trabalho se você não possui experiência ou aparelhos com boas condições para captar imagens e sons. Desta forma, você estará prejudicando sua imagem com o cliente.
Exigências do mercado na comunicação
Com o avanço da tecnologia e as mudanças repentinas nos veículos de comunicação, a assessoria de imprensa se reformulou. Hoje em dia, é possível perceber que o mercado exige o domínio do assessor em outras áreas, principalmente nas redes sociais e internet, não apenas no tradicional envio de release com sugestões de pauta para as mídias.
Busque sempre se atualizar/especializar sobre a comunicação social para que você possa oferecer e desenvolver de forma assertiva vários serviços para o cliente, seja no marketing digital, produção de vídeos, elaboração de grandes eventos externos, assessoria de imprensa individualizada, entre outros.
Você, assessor de imprensa ou estudante de comunicação, gostou do artigo? Deixe o seu comentário abaixo.
Artigo escrito por Renan Watanabe – Jornalista (MTB: 82.179/SP) – Ingrediente Comunicação