Follow-up na assessoria de imprensa

O follow-up (acompanhamento) é um termo em inglês muito utilizado nas áreas de compra e venda de produtos. Mas, esta ferramenta de acompanhamento também é eficaz na assessoria de imprensa. Quando algum comunicador diz que está “realizando um follow-up”, significa que ele está “monitorando” e aguardando as respostas de um contato pré-estabelecido.

Na comunicação, o follow-up é utilizado como forma de relacionamento com a imprensa através de sugestão de pauta. Ou seja, o assessor busca instigar o interesse dos veículos de comunicação sobre os assuntos propostos que, consequentemente, se referem ao seu cliente. Desta forma, é possível fortalecer a marca da empresa perante à mídia e realizar um networking.

Existem duas definições para o follow-up: Pré e pós-envio de release. O contato prévio possui o intuito de pautar os temas apresentados pelo assessor. Já o contato pós-release é realizado para saber se os jornalistas necessitam de novas informações e/ou ficaram satisfeitos com o material enviado pela agência.

Como realizar o follow-up de maneira assertiva? 

Conseguir um espaço para o cliente na imprensa não é uma tarefa tão fácil. Por isso, é importante manter contato com os canais de comunicação, seja televisão, jornal, rádio, revista, etc. Alguns cuidados são necessários para evitar que o seu release não seja incluso na caixa de spam.

Enviar o mesmo release para vários jornalistas pode ser uma cilada. Os profissionais conseguem perceber que se trata de um envio padronizado para o mailing. Nunca copie e cole o corpo do e-mail com as mesmas saudações ou insira todos os contatos no remetente. Uma ótima opção é adequar o texto do release conforme a angulação e linhas editoriais específicas de cada veículo.

Nunca deixe outra pessoa realizar o follow-up, pois o envio do material está em seu nome. Provavelmente, você perderá credibilidade caso isso aconteça. Ao ligar para seus contatos, busque identificar qual o melhor horário para não atrapalhar a rotina de produção do outro profissional. Além disso, esteja sempre atento sobre os tipos de assuntos que realmente sejam de interesse de cada uma das mídias contactadas.

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Artigo escrito por Renan Watanabe – Jornalista (MTB: 82.179/SP) – Ingrediente Comunicação

 

 

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