IGTV como estratégia na assessoria de comunicação
O IGTV é uma plataforma do Instagram utilizada exclusivamente para a publicação de vídeos. Como todos os usuários já sabem e estão acostumados, o limite máximo para posts no feed é de 60 segundos. Esse tempo reduzido sempre foi alvo de críticas, principalmente para quem utiliza a rede social de forma comercial, ou seja, marcas e empresas.
Pensando nessa necessidade e no crescimento das plataformas de compartilhamentos de vídeos, como o YouTube, a proposta do IGTV é “bater de frente” com os concorrentes. O lançamento ocorreu em junho de 2018. Por isso, essa ferramenta ainda é considerada nova e, consequentemente, vem se atualizando com o passar do tempo para promover melhorias. Atualmente, é permitido publicar vídeos na horizontal e vertical com limite máximo de 60 minutos.
Para quem atua com marketing digital nas redes sociais, por exemplo, assessores de comunicação, o IGTV é uma ferramenta que deve ser explorada. A produção de vídeos se tornou uma das principais estratégias utilizadas na assessoria, pois garante um engajamento maior em relação às publicações com textos. Desta forma, é possível fortalecer ainda mais a marca do cliente e destacar os porta-vozes através da imagem.
Lembre-se que a qualidade do conteúdo e da gravação são fundamentais para atrair a atenção dos seguidores. Vídeos muito longos podem não despertar tanto interesse dos usuários. É preciso avaliar o engajamento das publicações e testar as métricas de cada vídeo com variação de tempo para criar uma média padrão (minutos do vídeo). Mesmo com o IGTV, não descarte a possibilidade de publicar vídeos no YouTube. Quanto maior a divulgação, melhores serão os resultados.
*O aplicativo está disponível nos sistemas Android e iOS.
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Artigo escrito por Renan Watanabe – Jornalista (MTB: 82.179/SP) – Ingrediente Comunicação