Interatividade é a palavra-chave para conquistar clientes através das redes sociais
A presença de empresas nas redes sociais se tornaram essenciais para aumentar a visibilidade no mercado. Criar páginas no Facebook ou perfis no Instagram são estratégias eficazes, porém, a frequência de postagens, além de ser um fator importante para obter engajamento, não deve ser caracterizada como a única ação para o marketing digital. É importante criar um laço entre a empresa o cliente através da interatividade.
Você já deve ter visto páginas ou perfis comerciais que não respondem os seguidores. Isso é um erro grave que prejudica a imagem organizacional da empresa, principalmente quando envolve dúvidas sobre serviços e produtos. A falta de respostas rápidas e esclarecedoras afastam os possíveis clientes que, na maioria dos casos, buscam outras empresas do mesmo segmento que ofereçam um atendimento online satisfatório.
Além disso, explorar os recursos disponíveis nas redes sociais possibilita criar uma identidade mais próxima do cliente, como o uso de caixa de perguntas, enquetes e testes nos stories do Instagram. Provavelmente, você já observou alguma empresa utilizando essas estratégias. Desta forma, é possível criar uma relação com o público de interesse e mostrar que a marca se preocupa com a interação dos seguidores.
O envio de figurinhas no WhatsApp também está sendo empregado como uma forma de divulgar marcas e obter proximidade com os clientes. Uma rede de fast-food, conhecida mundialmente, disponibiliza através do seu aplicativo um pacote divertido de figurinhas para que os clientes possam compartilhar com seus amigos no WhatsApp. Essa estratégia pode ser utilizada por empresas de vários segmentos. Cabe ao assessor de comunicação buscar ações que estejam de acordo com o que a marca deseja transmitir ao cliente e colocá-las em prática.
Você, assessor de imprensa/comunicação ou estudante, gostou do artigo? Deixe o seu comentário abaixo.
Artigo escrito por Renan Watanabe – Jornalista (MTB: 82.179/SP), pós-graduando em Comunicação e Jornalismo Digital – Ingrediente Comunicação