Levantamento inédito identifica 1.061 agências de comunicação no Brasil

A agência de assessoria de imprensa, Ingrediente Comunicação, está no anuário

noticia-agenciasO mais completo levantamento já realizado no Brasil do segmento das agências de comunicação acaba de ser concluído pela Mega Brasil Comunicação. Ele identificou um total de 1.061 empresas em todo o País, entre micro, pequenas, médias e grandes agências, a que se somam 76 filiais, totalizando 1.137 endereços.

Segundo Eduardo Ribeiro, coordenador do levantamento, o trabalho servirá de base para a Pesquisa com Agências de Comunicação, que a Mega Brasil realizará nos meses de janeiro e fevereiro de 2017, com vistas à montagem do Ranking das Agências de Comunicação e também dos indicadores econômicos da atividade, ambos publicados pelo Anuário da Comunicação Corporativa, versões impressa e digital. “Vamos dirigir mensagens e apelos a todas essas agências, para que consigamos, com o apoio delas, produzir a mais completa radiografia já feita dessa atividade no País. Nunca se havia conseguido identificar uma base tão significativa de empresas, o que nos anima a empenhar todos os esforços na produção de um levantamento tão completo quanto inédito desse segmento”.

O trabalho também tem um segundo desdobramento, como explica Ribeiro: “Ele vem sendo preparado desde janeiro de 2016 e com isso foi possível também produzir o mais completo Guia de Agências de Comunicação do País, que já está disponível na versão digital do Anuário da Comunicação Corporativa, da Mega Brasil (https://portal.megabrasil.com.br/anuario/guia-agencias)”.

Para Ribeiro, esse mercado é ainda maior, pois há muitas agências que continuam invisíveis no radar do mercado. “Temos pesquisado muito, seja acompanhando o noticiário da área, entrando no Google, estabelecendo contatos com as entidades do setor, usando nossos próprios canais de relacionamento (publicações, eventos, trocas de mensagens etc.), mas a verdade é que há muitas empresas à margem desse universo institucional e chegar a elas é o próximo desafio. Creio que com a continuidade desse levantamento chegaremos a pelo menos 1.500 agências em atividade no País. Importante frisar que nesse universo não estão incluídos os profissionais PJs, que embora mantenham empresas abertas atuam como pessoa física.

Distribuição das agências por estados e regiões

O estado de São Paulo lidera o levantamento, com 682 agências de comunicação, 552 delas na capital e outras 130 no restante do Estado (litoral, região do ABCD e interior). Nesse total estão incluídas 32 filiais (18 delas, na capital). Vem a seguir o estado do Rio de Janeiro, com 118 agências (20 filiais) e Minas Gerais, com 61 agências (2 filiais).

O quadro completo de agências de comunicação no Brasil, segundo levantamento da Mega Brasil é o seguinte: 1º São Paulo (Estado) – 682 agências (32 filiais); 2º Rio de Janeiro – 118 (20 filiais); 3º Minas Gerais – 61 (2 filiais); 4º Rio Grande do Sul – 48 (3 filiais): 5º Paraná – 37 (1 filial); 6º Distrito Filial – 30 (11 filiais); 6º Santa Catarina – 29 (1 filial); 7º Bahia – 28 (1 filial); 8º Pernambuco – 20 (1 filial); 8º Espírito Santo – 13; 9º Goiás – 11 (2 filiais); 10º Ceará (1 filial) e Pará – 10; 12º Rio Grande do Norte – 8; 13º Mato Grosso – 7; 14º Amazonas – 5; 15º Maranhão – 4: 16º Mato Grosso do Sul, Paraíba e Sergipe (1 filial) – 3; 19º Alagoas e Roraima – 2; 21º Acre, Amapá e Piauí – 1.

Por regiões, a distribuição é a seguinte: Sudeste – 874 agências (54 filiais); Sul – 114 (5 filiais); Nordeste – 75 (4 filiais); Centro-Oeste – 51 (13 filiais); Norte – 23.

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