Mailing imprensa: Qual importância desta ferramenta em uma assessoria?

O mailing imprensa é tão importante quanto um release. Trata-se de uma ferramenta indispensável na assessoria de imprensa, pois contém dados relevantes sobre os jornalistas que o assessor deseja atingir, por exemplo: nome, veículo, editoria, telefone e e-mail. Desta forma, é possível estabelecer um contato direto e assertivo com os veículos de comunicação.

Geralmente, as assessorias de imprensa possuem um mailing abrangente, com informações e contatos profissionais de jornalistas que atuam em várias áreas. A ferramenta precisa estar atualizada, ou seja, rotineiramente é necessário verificar se os contatos ainda são os mesmos e buscar novos relacionamentos.

Outro fator imprescindível para manter um mailing eficaz é o follow-up. Através deste acompanhamento, o assessor irá identificar quais as melhores estratégias e comunicadores ideais para enviar seu release. Os jornalistas/veículos precisam ter relação com a pauta proposta. Um cliente que atua na área da saúde, por exemplo, não será interessante como fonte para um jornalista que trabalha em editorias policiais ou política.

Como organizar o mailing?

Organização é a palavra-chave em uma assessoria de imprensa. Em relação ao mailing, isso é fundamental. Para facilitar a busca de contatos, recomenda-se segmentá-los por veículo e editoria, possibilitando melhor visualização e praticidade. E, além disso, ao enviar o material, considere a necessidade de encaminhar o e-mail individualmente, sem vários destinatários.

O mailing auxilia não somente o assessor, mas a todos os profissionais que trabalham na agência e que necessitam entrar em contato com a imprensa. A relevância e hierarquia de cada comunicador no veículo destinado deve constar nos arquivos, pois garante que o e-mail será recebido pela pessoa certa e, consequentemente, aumentará as chances de pautar o assunto proposto.

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Artigo escrito por Renan Watanabe – Jornalista (MTB: 82.179/SP) – Ingrediente Comunicação

 

 

 

 

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