Marketing de influência: Como aplicar este tipo de estratégia na assessoria de imprensa?

O marketing digital se tornou uma ferramenta essencial na assessoria de imprensa. Muitos profissionais ainda acreditam que essa estratégia se refere apenas à Publicidade e Propaganda, porém, ela se expandiu para todas as áreas da comunicação social. Com o crescimento das redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter), principalmente no âmbito comercial, surgiram os influenciadores digitais (digital influencers).

Trata-se de uma pessoa que possui um engajamento significativo que atinge vários internautas (seguidores) com seu “poder” de influência neste determinado grupo. Geralmente, representam empresas e marcas através de publiposts (fotos e vídeos/stories e feed), ou seja, postagens de divulgação de produtos ou serviços com fins publicitários.

Diante da busca por assertividade e comunicação efetiva com o fortalecimento de marcas, é possível considerar o marketing de influência como uma estratégia para determinados clientes na assessoria de imprensa. Para isso, são necessárias avaliações de público e tipo de perfil do assessorado. Desta forma, será possível identificar a necessidade ou não das ações nas redes sociais.

Como utilizar de maneira correta o marketing de influência?

O marketing de influência conta com a credibilidade e popularidade de influenciadores digitais para divulgarem uma marca/empresa. O termo se tornou popular, porém, é preciso atenção para que essa estratégia não seja um investimento sem o retorno esperado (com pessoas sem relevância comercial na internet):

  • Realize uma análise de público nas redes sociais do cliente;
  • Identifique qual digital influencer se encaixa no perfil da marca;
  • Solicite um mídia kit completo, incluindo métricas, com engajamento, número de seguidores, interações, etc;
  • Verifique os comentários nas publicações e a imagem pública do influenciador;
  •  Avalie se realmente o marketing de influência é uma ação necessária para seu cliente.

Você, assessor de imprensa ou estudante de comunicação, gostou do artigo? Deixe o seu comentário abaixo.

Artigo escrito por Renan Watanabe – Jornalista (MTB: 82.179/SP) – Ingrediente Comunicação

 

 

Deixe o seu comentário

*Seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.