Marketing digital como estratégia na assessoria de imprensa
Jornalistas e Relações Públicas estão acostumados com as áreas específicas que envolvem uma assessoria de imprensa. Geralmente, envio de releases aos veículos de comunicação, produção de materiais informativos, eventos internos ou externos e Media Training. Mas, é perceptível que nos dias de hoje atuamos com maior abrangência em outras áreas e, consequentemente, fragmentamos os trabalhos entre os meios tradicionais e digitais (sites e redes sociais).
Neste contexto, insere-se o marketing digital. Philip Kotler, considerado “pai do marketing”, define esta atividade como “um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros” (2000, p. 30).
Quando o cliente busca uma assessoria de imprensa/comunicação, normalmente, deseja fortalecer seu nome no mercado e estabelecer relações com os stakeholders. Desta forma, são criadas estratégias fundamentais visando assertividade. Nas redes sociais, o marketing digital se tornou uma ferramenta muito útil para este caminho. Por isso, a imagem organizacional é tão importante e determinante para que o consumidor escolha seu produto ou serviço.
Relevância do marketing digital para ações comunicacionais
Um conceito muito importante sobre o marketing digital é saber que o seu público-alvo, certamente, estará online e tendo impressões sobre o que está sendo visto, ou seja, ele poderá visualizar suas publicações nas redes sociais. Neste ambiente, ao utilizar perfis comerciais, é possível identificar especificamente a faixa etária, localização, gênero, impressões, reações e engajamento promovido durante determinado período.
O assessor, atuando com ações do marketing, seja no SEO, Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo, entre outros, necessita de atenção para verificar como estas atividades estão sendo favoráveis para o cliente. Além disso, é preciso percepção e, em alguns casos, agir como visionário sobre os elementos que contribuirão para melhor posicionamento do assessorado nos sites de busca e no mercado.
Muitos profissionais acreditam que o marketing digital está associado apenas à Publicidade e Propaganda. Mas, não. A comunicação é expansiva e totalmente abrangente. Hoje em dia, é praticamente impossível não utilizar qualquer estratégia de marketing nos trabalhos realizados em assessoria de imprensa. Flexibilidade é a palavra-chave para que o assessor consiga navegar em outros meios sem medo de arriscar. É claro, com informação e propriedade para desenvolver os conteúdos.
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Artigo escrito por Renan Watanabe – Jornalista (MTB: 82.179/SP) – Ingrediente Comunicação
Referência: KOTLER, Philip. Administração de marketing. Trad. Bázan Tecnologia e Lingüística. 2. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2000.