Missão, Visão e Valores: Relevância para atuação na assessoria de imprensa
O mercado exige das empresas uma visão estratégica sobre aquilo que ela deseja, ou seja, o fundador necessita ser visionário e compreender todos os aspectos que envolvem sua área de atuação. Para um bom empreendedor, o ponto de partida sempre será estudar todas as pretensões e possibilidades exigidas para que cumpra seus objetivos diante dos stakeholders e, posteriormente, obtenha sucesso.
Para que os planos de uma empresa funcionem, independentemente de seu tamanho (pequena, média e/ou grande), é preciso definir três aspectos essenciais que refletem no dia a dia corporativo: Missão, Visão e Valores. Caso a organização/negócio não tenha em mente e, consequentemente, em prática o que essas três palavras se referem, as chances de fracassar no mercado são altas. Considera-se uma lacuna entre os objetivos e o sucesso.
As definições dos termos são:
- Missão: Trata-se da importância da empresa existir, através de seus propósitos e finalidades, segmentos que deseja atuar e possíveis clientes que pretende impactar com seus produtos e serviços. O que a empresa faz? Para que a empresa existe? Para quem ela trabalha? Essas são algumas questões que fazem parte do processo de compreensão sobre a missão;
- Visão: É a perspectiva da empresa, ou seja, onde ela quer chegar a longo prazo. Neste aspecto, é importante citar que os líderes necessitam ser visionários para que percebam como a empresa chegará aos caminhos definidos na visão;
- Valores: Especificamente são os códigos de conduta da empresa, princípios éticos, morais e refletem exatamente a “cara da negócio”. Os valores são definidos com todas as áreas e setores da organização, baseando-se em comprometimento com os clientes/sociedade e relacionamento com o público interno (funcionários e chefia).
Por que estes três aspectos têm a ver com a assessoria de imprensa?
Ao firmar um contrato com um novo cliente, o assessor precisa realizar um briefing, principalmente para compreender e se familiarizar com a empresa, para que assim, entenda qual a sua missão no mercado. Desta forma, o planejamento estratégico será de acordo com o que o assessorado necessita, ou seja, os objetivos estabelecidos na visão, mas sem deixar de lado suas características e valores da empresa.
Percebe-se a necessidade de que o líder saiba profundamente todos os três pilares relacionados ao empreendimento. As estratégias comunicacionais que o assessor desenvolve para a empresa refletem no que ela é, essencialmente no sentido de que a assessoria de imprensa atua no fortalecimento da marca com enfoque na visibilidade da organização no mercado e nas mídias locais, regionais ou nacionais.
A compreensão da visão, missão e valores interfere no desenvolvimento das ações propostas pelo comunicador ao cliente. A identidade do estabelecimento faz parte de todas as áreas internas e, consequentemente, na comunicação empresarial.
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Artigo escrito por Renan Watanabe – Jornalista (MTB: 82.179/SP) – Ingrediente Comunicação