Networking: A importância dos contatos na assessoria de imprensa
Você já ouviu falar sobre Networking? Caso faça parte da área de comunicação, provavelmente a resposta será positiva. A palavra de origem inglesa se refere a capacidade de estabelecer uma rede de contatos com algo ou alguém. Nas áreas empresariais, este tipo de ação é fundamental para obter um bom desempenho no mundo dos negócios.
Em contrapartida, o Networking também é extremamente importante para a comunicação. Na assessoria de imprensa, a rede de contatos favorece evidentemente o trabalho do assessor, no sentido de fortalecer seu nome com credibilidade perante aos veículos locais, regionais e até mesmo nacionais. Desta forma, é possível pautar assuntos na imprensa e, consequentemente, obter maior assertividade nas atividades previstas para o cliente.
Diante do crescimento significativo e convergência midiática dos veículos de comunicação para ferramentas online, surgindo portais de notícias que evidenciam o consumo exorbitante deste tipo de conteúdo na internet, tornam-se ambientes em que o assessor deve apostar para adquirir novos contatos.
Como fazer o Networking?
Muitas pessoas acreditam que o Networking é realizado apenas em eventos e situações presenciais com troca de telefone ou cartão de visita. Mas, o assessor pode/deve buscar ampliar o seu mailing (banco de dados que reúne informações sobre seus contatos) na internet e através de indicações.
O envio de releases e sugestões de pauta pertinentes aos veículos estabelece um relacionamento eficaz entre o assessor e a imprensa. É importante destacar que realizar o follow-up garante maior proximidade para consolidar o profissional como indicador de fontes (clientes) e assuntos.
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Artigo escrito por Renan Watanabe – Jornalista (MTB: 82.179/SP) – Ingrediente Comunicação
Has one comment to “Networking: A importância dos contatos na assessoria de imprensa”
Excelente texto! Parabéns ao jornalista!