O fim das curtidas visíveis no Instagram afeta o marketing digital na assessoria de imprensa?
O possível fim das curtidas no Instagram caiu como uma “bomba” para influenciadores digitais e profissionais que trabalham com marketing digital. O Canadá foi o primeiro país a testar os likes ocultados. E, desde julho, os usuários da rede social no Brasil também não conseguem visualizar o número de curtidas nas publicações, apenas o dono do perfil.
A justificativa para esta nova atualização é de que a rede se tornou um ambiente de competição por likes. Segundo comunicado oficial do Instagram, o teste sem like é uma forma de diminuir este tipo de competitividade e focar na qualidade dos conteúdos que serão publicados. Desta forma, despertando o real interesse dos seguidores por aquilo que foi postado.
Não é possível saber se o objetivo da rede de Zuckerberg será alcançado, porém, nos últimos anos, o Instagram se tornou uma ferramenta necessária para o marketing digital, principalmente diante da possibilidade de criar um perfil comercial. As empresas que ainda resistem em entrar neste ambiente, provavelmente não perceberam que hoje em dia a internet é uma grande vitrine para compra e venda de produtos, serviços, entre outros.
Engajamento X Fim dos likes
Com as curtidas ocultadas no popular “Insta”, alguns questionamentos surgiram em relação às formas de trabalho nesta rede, principalmente entre assessores de imprensa, publicitários, profissionais do marketing e social media. A visualização do número de likes era considerada como um termômetro de popularidade. Mas, e agora? O que fazer? Como os seguidores e clientes poderão dimensionar o sucesso do post? Não se desespere. A restrição não irá afetar o engajamento da publicação.
A produção de conteúdo para as mídias sociais possui características próprias, linguagem direta e, em alguns casos, próxima dos stakeholders (público de interesse), com liberdade para utilizar, por exemplo, bordões ou gírias da internet. Se você produz publicações relevantes para o seu cliente, os seguidores irão continuar curtindo os posts da mesma maneira, compartilhando, comentando, etc. Além disso, você (no acesso ao perfil), poderá visualizar o número de likes e apresentá-los no relatório de assertividade.
Existem sites que vendem pacotes para a compra de curtidas no Instagram. A estratégia é utilizada por algumas agências com o intuito de demonstrar popularidade ao cliente, porém, essa atitude é arriscada. Os “likes fakes”, geralmente, surgem com robôs, ou seja, sem qualquer envolvimento real com a publicação e, consequentemente, sem engajamento e retorno satisfatório para a empresa que você presta serviço.
A principal dica é: Potencialize o perfil comercial no Instagram sem se prender ao número de curtidas, mas busque obter um engajamento geral, incluindo comentários, visualizações nos stories, lives, repost e interatividade com os seguidores. Desta forma, será possível fortalecer a marca na internet e atingir os resultados que o cliente deseja.
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Artigo escrito por Renan Watanabe – Jornalista (MTB: 82.179/SP) – Ingrediente Comunicação