O media training é necessário para entrevistas online?

As entrevistas online são frequentes neste momento de pandemia da Covid-19. A presença da fonte no estúdio tornou-se uma ação restrita, até mesmo em outro local com um repórter. Os veículos de comunicação aderiram, assim como em diversos setores, a modalidade remota, ou seja, a entrevista é realizada através da internet. A tendência é que essa estratégia, em alguns casos, permaneça após o fim da pandemia.

É comum que muitas pessoas não se sintam à vontade para falar com a imprensa, seja de forma presencial ou online. O Media Training (treinamento de mídia) é uma ação muito importante para quebrar este tipo de barreira, inclusive, para entrevistas remotas. O assessor de imprensa necessita orientar o cliente em qualquer tipo de entrevista, portanto, não deve desconsiderar esta estratégia no ambiente virtual.

A preparação através do Media Training é essencial para que a fonte se sinta à vontade e transmita credibilidade e conhecimento de forma assertiva durante a entrevista, levando em consideração que trata-se de uma grande oportunidade para visibilidade e contato com o público de interesse. Desta forma, é possível garantir uma boa comunicação pessoal.

Media training online

Antes da entrevista, é recomendado que o assessor faça alguns testes de conexão com o cliente para verificar se a imagem e o áudio estão funcionando perfeitamente, Além disso, é importante tirar dúvidas e tranquilizar o porta-voz que será entrevistado.

A preparação prévia garante que o cliente saiba lidar com alguns imprevistos ou perguntas que possam acontecer durante a entrevista, por isso, é preciso obter um “jogo de cintura” para não prejudicar a comunicação.

Você, assessor de imprensa/comunicação ou estudante, gostou do artigo? Deixe o seu comentário abaixo.

Artigo escrito por Renan Watanabe – Jornalista (MTB: 82.179/SP), Especialista em Comunicação e Jornalismo Digital – Ingrediente Comunicação

 

Deixe o seu comentário

*Seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.