Orientação de pauta na assessoria de imprensa
Elaborar uma pauta é o primeiro passo para sintetizar todas as informações necessárias sobre determinado assunto. Quando o assessor de imprensa consegue pautar nos veículos de comunicação este tipo de mídia espontânea, incluindo seu cliente como fonte, é importante que uma orientação de pauta seja elaborada e destinada ao entrevistado e também ao jornalista responsável.
Este tipo de orientação exerce o papel de preparar a fonte para a entrevista, incluindo possíveis perguntas e, normalmente, um breve resumo do assunto que será abordado. Desta forma, é possível transmitir tranquilidade e credibilidade ao cliente da assessoria, minimizando possíveis erros ou situações desconfortáveis.
Geralmente, porta-vozes que ainda não estão habituados com entrevistas jornalísticas sentem mais dificuldade para lidarem com este tipo de situação, principalmente no ao vivo, seja em TV ou rádio. Em alguns casos, é necessário utilizar o media training como uma estratégia imprescindível para que a fonte consiga se expressar de maneira clara e sem nervosismo aparente.
Por isso, cabe ao assessor estar presente e oferecer o suporte necessário ao cliente de forma prévia (antes da entrevista), além de acompanhá-lo durante a execução da pauta. Posteriormente, é importante incluir o material no clipping e no relatório de assertividade.
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Artigo escrito por Renan Watanabe – Jornalista (MTB: 82.179/SP) – Ingrediente Comunicação