Por que a comunicação interna é essencial na gestão de crise?

A comunicação interna exerce um papel fundamental dentro de uma empresa. Ao pensar na necessidade de manter a imagem positiva de uma marca diante dos stakeholders, é provável que a comunicação externa seja mais evidente, principalmente por incluir os clientes/consumidores. Mas, os clientes internos (funcionários) atuam como um pilar que sustenta a organização. Isso se torna mais notório em situações de crise.

Todas as empresas estão sujeitas a enfrentar algum tipo de crise durante sua trajetória, porém, a forma como irão lidar com este cenário poderá impactar diretamente nos passos futuros para que se mantenham no mercado. Por falta de orientação de uma assessoria de imprensa, algumas organizações acabam prejudicando definitivamente sua imagem organizacional. Em alguns casos, de forma irreversível.

O gerenciamento de crise deve ser elaborado para trabalhar tanto a comunicação externa, como a interna. Os funcionários são os verdadeiros porta-vozes sobre como o empregador está agindo nesta situação e, consequentemente, se eles estão sendo prejudicados. Os clientes internos quando não estão motivados acabam abrindo espaço para informações incorretas ou distorcidas. É importante evitar este tipo de risco que pode prejudicar ainda mais a imagem no mercado.

Ferramentas para a comunicação interna no gerenciamento de crise

A gestão de crise deve minimizar qualquer erro. Um dos grandes desafios que o assessor enfrenta é identificar quais são as estratégias necessárias para evitar grandes proporções sobre o caso. A inovação é uma das ações que podem gerar bons resultados. Aplicada à comunicação interna, é possível desenvolver palestras motivacionais e atividades que possibilitam que o empregado saia da rotina. além de premiações.

A crise financeira não é sinônimo de crise de imagem. A assessoria de imprensa atua no relacionamento comunicacional, priorizando os elementos da comunicação como artifícios para a eficácia do fortalecimento da marca, mesmo diante de crises. Cabe ao assessor expor a necessidade de trabalhar a comunicação interna com o seu cliente, pois a imagem organizacional não se restringe apenas ao público externo.

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Artigo escrito por Renan Watanabe – Jornalista (MTB: 82.179/SP) – Ingrediente Comunicação

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