Por que contratar uma assessoria de imprensa para a divulgação de shows?

Organizar um evento de grande porte não é uma tarefa fácil, principalmente quando trata-se da presença de uma figura pública, por exemplo, um show. O produtor precisa de um bom planejamento que envolve a contratação do artista, translado, hospedagem, liberação do local, além de seguranças e funcionários necessários para compor a equipe.

Mas, apesar de todos esses ajustes, um fator é imprescindível para que o público esteja presente na data confirmada: Divulgar de maneira correta o evento. É crescente o número de organizadores de shows que contratam uma assessoria de imprensa como ferramenta de divulgação e relacionamento com os veículos de comunicação. Desta forma, os riscos de baixa procura por ingressos são minimizados.

Geralmente, o assessor conta com o auxílio de publicitários ou designers para a elaboração de todo o processo gráfico, como a criação de artes, banners e flyers para o show. Este tipo de ação visual é fundamental para que haja a divulgação por meio de redes sociais, outdoors, entrega de panfletos ao público, entre outros.

Estratégias assertivas

O assessor é responsável por atuar na comunicação do evento. Para isso, existem diversas formas de trabalho, entre elas:

  • Internet: Criação de evento nas redes sociais, site/landing page do show e promoções de ingressos.
  • Relacionamento com a imprensa: Envio de releases aos veículos de comunicação, entrevista coletiva com o artista (caso seja possível) e divulgação de campanhas na televisão, rádio, revista e internet.
  • Assessoria de imprensa: Contato prévio com o assessor do cantor(a) para ações, como vídeos convidando o público para o show e agendamento de entrevista com a imprensa local.

Engana-se quem pensa que os trabalhos acabam quando o show termina. O pós-evento é necessário e deve ser exposto ao cliente como clipping. É importante organizar toda e qualquer divulgação de mídia espontânea relacionada ao assunto. A partir disso, será possível mensurar os resultados e a assertividade da comunicação estratégica no evento.

Você, assessor de imprensa ou estudante de comunicação, gostou do artigo? Deixe o seu comentário abaixo.

Artigo escrito por Renan Watanabe – Jornalista (MTB: 82.179/SP) – Ingrediente Comunicação

 

Deixe o seu comentário

*Seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.