Por que contratar uma assessoria de imprensa para a divulgação de shows?
Organizar um evento de grande porte não é uma tarefa fácil, principalmente quando trata-se da presença de uma figura pública, por exemplo, um show. O produtor precisa de um bom planejamento que envolve a contratação do artista, translado, hospedagem, liberação do local, além de seguranças e funcionários necessários para compor a equipe.
Mas, apesar de todos esses ajustes, um fator é imprescindível para que o público esteja presente na data confirmada: Divulgar de maneira correta o evento. É crescente o número de organizadores de shows que contratam uma assessoria de imprensa como ferramenta de divulgação e relacionamento com os veículos de comunicação. Desta forma, os riscos de baixa procura por ingressos são minimizados.
Geralmente, o assessor conta com o auxílio de publicitários ou designers para a elaboração de todo o processo gráfico, como a criação de artes, banners e flyers para o show. Este tipo de ação visual é fundamental para que haja a divulgação por meio de redes sociais, outdoors, entrega de panfletos ao público, entre outros.
Estratégias assertivas
O assessor é responsável por atuar na comunicação do evento. Para isso, existem diversas formas de trabalho, entre elas:
- Internet: Criação de evento nas redes sociais, site/landing page do show e promoções de ingressos.
- Relacionamento com a imprensa: Envio de releases aos veículos de comunicação, entrevista coletiva com o artista (caso seja possível) e divulgação de campanhas na televisão, rádio, revista e internet.
- Assessoria de imprensa: Contato prévio com o assessor do cantor(a) para ações, como vídeos convidando o público para o show e agendamento de entrevista com a imprensa local.
Engana-se quem pensa que os trabalhos acabam quando o show termina. O pós-evento é necessário e deve ser exposto ao cliente como clipping. É importante organizar toda e qualquer divulgação de mídia espontânea relacionada ao assunto. A partir disso, será possível mensurar os resultados e a assertividade da comunicação estratégica no evento.
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Artigo escrito por Renan Watanabe – Jornalista (MTB: 82.179/SP) – Ingrediente Comunicação