Por que figuras públicas necessitam de assessoria de imprensa?

Pessoas que conquistam grande visibilidade na sociedade atraem a atenção da imprensa, principalmente políticos, cantores, atores, apresentadores, modelos, atletas ou grandes empresários, conhecidos hoje em dia como figuras públicas, ou popularmente, famosos. A imagem profissional é extremamente importante para a construção da carreira, atraindo olhares de marcas para publicidade e fortalecendo o nome na área de atuação. Geralmente, essas pessoas são acompanhadas de staffs, ou seja, uma equipe de apoio, com empresários, assessores, entre outros.

Uma imagem pública pode ser ofuscada em questão de horas. Você já deve ter visto na TV, jornais ou revistas, alguns escândalos envolvendo celebridades ou políticos. Esse tipo de situação cai como uma bomba na vida profissional e pessoal do indivíduo. Em alguns casos, de maneira tão negativa que patrocinadores desistem de contratos para não vincularem sua marca com a pessoa em destaque e, além disso, ocorrem perdas de outros trabalhos.

Quando isso acontece, a presença de uma assessoria de imprensa para a gestão de crise é fundamental. Palavras ditas de forma equivocada em uma entrevista, por exemplo, são capazes de estamparem a capa de jornais ou repercutirem mal nas redes sociais e na televisão. O assessor é responsável por enviar notas com esclarecimentos aos veículos de comunicação e realizar ações de media training, orientando o cliente como agir diante de questionamentos sem prejudicar sua imagem perante a sociedade.

A assessoria atua apenas na gestão de crise envolvendo figuras públicas?

A assessoria não é essencial somente nos momentos de crise, mas contribui positivamente durante a trajetória profissional de figuras públicas, encaminhando releases aos jornalistas para divulgação de trabalhos (mídia espontânea ou paga), agendando entrevistas, coletivas de imprensa, gerenciando as mídias sociais e promovendo interação com o público. O assessor não é um empresário, porém, cuida da agenda e compromissos do cliente.

Com o intuito de economizar, algumas pessoas acabam contratando amigos ou até familiares para trabalharem como seus assessores. Isso é um erro. Pessoas sem formação adequada, provavelmente, não serão capazes de lidar com algumas situações, principalmente envolvendo crise de imagem pública.

Você, assessor de imprensa ou estudante de comunicação, gostou do artigo? Deixe o seu comentário abaixo.

Artigo escrito por Renan Watanabe – Jornalista (MTB: 82.179/SP) – Ingrediente Comunicação

Deixe o seu comentário

*Seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.