Por que o assessor de imprensa deve apostar em veículos regionais?
Pautar um assunto na imprensa sobre o cliente não é uma tarefa fácil para o assessor. Diversas estratégias devem ser empregadas, principalmente no direcionamento dos releases aos veículos específicos, geralmente, através de mailing segmentado. Alguns profissionais centralizam suas ações apenas em grandes mídias, porém, apostar nos veículos regionais também é uma ótima estratégia.
“Quanto mais, melhor”. Essa expressão faz sentido quando o assessor realiza a clippagem. É claro, incluir no clipping publicações de veículos nacionais traz uma credibilidade ainda maior para o assessor e, além disso, promove um engajamento significativo para o cliente. Mas, é importante apostar nas mídias regionais como um complemento no processo de visibilidade e fortalecimento da marca perante ao público.
As chances de pautar um assunto em veículos de abrangência nacional é menor em relação aos regionais. Por isso, as estratégias devem ser elaboradas em conjunto. A regionalidade é um fator essencial para alguns clientes, sobretudo, quando seus serviços são segmentados para um determinado nicho de mercado. O assessor deve considerar estes aspectos primordialmente.
Lembre-se sempre de que alguns releases precisam ser elaborados especificamente para determinados veículos, ou seja, a linguagem pode variar de acordo com o tipo de público que consome o conteúdo da mídia que o comunicador deseja pautar o assunto.
Você, assessor de imprensa/comunicação ou estudante, gostou do artigo? Deixe o seu comentário abaixo.
Artigo escrito por Renan Watanabe – Jornalista (MTB: 82.179/SP), pós-graduando em Comunicação e Jornalismo Digital – Ingrediente Comunicação